loader image
28.08.15 às 18:26

Comunidade escolar participa da Virada Sustentável com atividades do Edukatu

Mais de 120 estudantes participam da Maratona Edukatu, que leva para os CEUs de Itaquera e Campo Limpo atividades lúdicas inspiradas nos 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Sentados no chão e divididos em grupos, estudantes de 8 a 14 anos receberam uma sacolinha com itens, como canetas, sementes, embalagens de CD e remédios, folhas de árvores e guardanapos e foram convidados a conversar o que ali era lixo ou resíduo – que pode ser reutilizado e reciclado.

“Achei uma atividade muito legal e divertida. Eu não sabia de nada disso. Aprendi agora! Dá para a gente fazer mais coisas dentro da escola sabendo disso. Quando encontrar meus amigos, vou contar para eles também”, fala Beatriz, de 10 anos, do CEU Cantos do Amanhecer, em Campo Limpo, Zona Sul da cidade de São Paulo.

Alunos também conversaram sobre o que pode ser consertado ou reformado, doado e descartado de forma adequada. Este foi só o começo da atividade realizada pelo Edukatu nos CEUs (Centros Educacionais Unificados), como parte da Virada Sustentável. Com duração de três horas, convidou ainda estudantes a desenhar em grupo a construção de uma máquina para que os produtos analisados fossem reaproveitados.

“Esta caixinha de CD quebrada eu posso consertar e as folhas podem ir para a compostagem”, comentou uma aluna em meio às conversas com seu grupo durante a atividade no CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera, Zona Leste da cidade de São Paulo.

Esta etapa da atividade para Felipe, 11 anos, “foi bem divertida! Até demais! Eu fiquei bem curioso sobre os próximos passos. Achei importante saber que as cascas de banana e de alimentos podem ser usadas como adubo para ajudar a floresta e as árvores. Acho que vou passar esta ideia para muitas pessoas para saberem disso e não jogarem fora o adubo! Também gostei de trabalhar em grupo. Quando isso acontece aqui na escola todo mundo gosta! A gente troca mais ideias e fazemos boas amizades também”, relata animado.

Uma das amizades de Felipe é com Pedro Henrique, 11 anos, que comenta ao lado de seu amigo: “Eu já sabia disso. E ainda minha mãe também reaproveita muito as embalagens lá de casa e eu levo estas informações para meus amigos. Falo tudo isso até demais! Eu e o Felipe conversamos muito de reciclagem”, conta ele.

Em uma outra etapa da atividade, os alunos eram convidados a trocar seu desenho com o grupo ao lado, tornando o processo de criação coletivo ao mesmo tempo em que o protagonismo de cada um era reforçado.

“Eles precisam é disso! Esta atividade criou uma nova organização, que eles não tinham. Sair da rotina, pensar em grupo, fazer um trabalho coletivo… Além disso, a atividade fez com que o protagonismo deles realmente acontecesse, que é uma dificuldade que temos em sala de aula. Por isso, este trabalho é extremamente importante”, comenta Solange Ferreira da Silva, coordenadora de projetos do núcleo educacional do CEU Azul da Cor do Mar.

André Oliveira da Silva, coordenador de esportes do CEU Cantos do Amanhecer, concorda. “Trazer esta ideia nova que junta-se com as ideias dos professores só agrega ao conhecimento e vai cada vez mais somando para a vida de cada aluno”.

Na Virada Sustentável 2015 o Edukatu apresenta atividades que acontecem de forma virtual para serem trabalhadas em equipe dentro da sala de aula, estimulando o conhecimento e a utilização da rede.

“Queremos que as atividades da Maratona consigam dar uma ideia de todo para eles, do Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Também destacar como é importante que cada um cumpra sua parte, tenha seu papel e trabalhe de forma colaborativa – e que possa aproveitar e aprimorar esses aspectos a partir de tantas atividades na Rede do Edukatu”, conta Denise Conselheiro, coordenadora da rede de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu.

Leia mais:

Instituto Akatu participa da 5ª edição da Virada Sustentável

Virada Sustentável: Akatu leva Edukatu para o CEUs

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também