loader image
05.07.13 às 17:59

Compromissos para o desenvolvimento sustentável são avaliados em 600 bilhões de dólares

Um ano após a realização da Rio+20, primeiro relatório de acompanhamento de compromissos voluntários e parcerias para o desenvolvimento sustentável é divulgado
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Destacado em uma edição especial do boletim “Desenvolvimento Sustentável em Ação”, o relatório reúne informações sobre os 1.382 compromissos voluntários, parcerias e iniciativas para o desenvolvimento sustentável — avaliadas em torno de 600 bilhões de dólares –, que foram registradas pelo Secretariado da Rio+20 desde a época da conferência.

A Rio+20, bem como conferências anteriores sobre desenvolvimento sustentável, enfatizou a importância dos compromissos voluntários, parcerias e iniciativas na complementação de ações governamentais para o desenvolvimento sustentável.

Essas iniciativas multistakeholders, feitas por governos, organizações intergovernamentais e outros, procuram contribuir para a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável e compromissos acordados entre os governos na Rio+20 e em documentos como a Agenda 21 e o Plano de Implementação da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável.

O relatório deixa claro que os compromissos voluntários e parcerias não substituem as responsabilidades e ações governamentais, que permanecem como a pedra fundamental dos esforços regionais e globais. Eles tem a intenção de reforçar a implementação do desenvolvimento sustentável envolvendo os stakeholders relevantes que podem contribuir para a prática.

As iniciativas estão compiladas e disponíveis no diretório “Desenvolvimento Sustentável em Ação”, na Plataforma de Conhecimento Para o Desenvolvimento Sustentável, em que o relatório será publicado.

Para mais informações acesse: http://sustainabledevelopment.un.org/sdinaction

Assista ao Hangout de aniversário da Rio+20:

Leia aqui a versão original em inglês da matéria.

Curta no Facebook.
Siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também