Composteira elétrica promete transformar resíduos de cozinha em adubo em 24 horas

Os restos de comida, talos e outros resíduos orgânicos viram um fertilizante sólido totalmente orgânico em 24 horas

Crédito: Divulgação/Whirlpool Corporation

Já pensou ter uma composteira elétrica dentro da cozinha de casa? Pois isso deve ser possível muito em breve. Trata-se da Zera Food Recycler, criada pela Whirlpool. O equipamento é capaz de processar os restos de comida, transformando-os em adubo orgânico em apenas 24 horas.

A máquina é capaz de reduzir o descarte de resíduos orgânicos de uma família em até 200 quilos por ano, de acordo com o site da empresa. Além disso, o processo ajuda a reduzir o volume do lixo em dois terços, tornando aquilo que seria jogado fora em um produto útil e de valor.

O aparelho foi desenhado para caber em uma cozinha residencial. Suas dimensões são semelhantes às de uma lixeira comum e o seu funcionamento é extremamente simples e prático. Conectada à rede wi-fi, é possível programar o equipamento a distância e monitorar o processo por meio de um aplicativo. A compostagem dos resíduos é feita a partir da desidratação, que acontece pelo calor, somado à umidade e um produto de cascas de coco.

Após finalizado o ciclo, os restos de comida, talos e outros resíduos orgânicos viram um fertilizante sólido totalmente orgânico. O material é semelhante aos adubos comuns e é extremamente útil para agregar nutrientes à terra em hortas e jardins.

A Zera Food Recycler deve ser lançada em janeiro, durante a Consumer Eletronics Show, feira de novas tecnologias que será realizada em Las Vegas. A expectativa, porém, é de que o preço da máquina seja salgado para os primeiros interessados em adquiri-la, provavelmente próximo a US$ 1200.

Veja mais detalhes sobre a composteira elétrica no site oficial do produto.

Consumo consciente
Iniciativas de reciclagem de lixo, como a compostagem citada acima, devem ser implantadas, e o consumidor deve fazer o possível para evitar a geração desnecessária de detritos, lembrando sempre dos três “R”: reduzir, reaproveitar e reciclar.

 

Leia mais:

Aprenda a fazer uma composteira caseira

Manual grátis ensina o passo a passo da agricultura urbana

Morada da Floresta descobre nos minhocários um negócio lucrativo

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: