loader image
17.12.15 às 17:57

Compostagem: pátio em São Paulo receberá resíduos orgânicos de feiras livres

Restos de frutas e verduras serão convertidos em adubo que será utilizado em jardins públicos

Um pátio no bairro da Lapa, em São Paulo, receberá cerca de 35 toneladas semanais de resíduo orgânico coletado em 26 feiras da região. Trata-se do projeto-piloto do programa Feiras e Jardins Sustentáveis, realizado pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo.

No pátio-piloto de 3 mil metros quadrados, resíduos orgânicos das feiras e de podas de árvore serão convertidos em adubo que será aproveitado em praças da cidade. O projeto servirá de referência para implantação de quatro centrais de compostagem em 2016.

A compostagem de resíduos é um processo interessante, pois aproveita o material orgânico para transformar em adubo, em vez de rejeitá-los e destiná-lo aos aterros sanitários. Mas o ideal mesmo é que as pessoas possam aproveitar ao máximo os alimentos da feira, para que apenas um percentual pequeno precise ser encaminhado à compostagem. Afinal, muitos recursos (como água e combustível, por exemplo) foram consumidos para que o alimento chegasse até o consumidor.

O projeto adotou um método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo): os orgânicos coletados pela empresa Inova em sacos nas feiras são separados e depositados em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos). Em seguida, são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos. Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para o êxito do processo.

Leia mais:

Família brasileira joga fora, em média, um quilo de alimentos por dia

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também