Compostagem: pátio em São Paulo receberá resíduos orgânicos de feiras livres

Restos de frutas e verduras serão convertidos em adubo que será utilizado em jardins públicos

Foto: Feira livre – Crédito: Artur Luiz/Creative Commons

 

Um pátio no bairro da Lapa, em São Paulo, receberá cerca de 35 toneladas semanais de resíduo orgânico coletado em 26 feiras da região. Trata-se do projeto-piloto do programa Feiras e Jardins Sustentáveis, realizado pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo.

No pátio-piloto de 3 mil metros quadrados, resíduos orgânicos das feiras e de podas de árvore serão convertidos em adubo que será aproveitado em praças da cidade. O projeto servirá de referência para implantação de quatro centrais de compostagem em 2016.

A compostagem de resíduos é um processo interessante, pois aproveita o material orgânico para transformar em adubo, em vez de rejeitá-los e destiná-lo aos aterros sanitários. Mas o ideal mesmo é que as pessoas possam aproveitar ao máximo os alimentos da feira, para que apenas um percentual pequeno precise ser encaminhado à compostagem. Afinal, muitos recursos (como água e combustível, por exemplo) foram consumidos para que o alimento chegasse até o consumidor.

O projeto adotou um método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo): os orgânicos coletados pela empresa Inova em sacos nas feiras são separados e depositados em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos). Em seguida, são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos. Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para o êxito do processo.

Leia mais:

Família brasileira joga fora, em média, um quilo de alimentos por dia

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: