Como organizar os seus livros em casa

Dê uma vida mais longa aos seus livros, aproveite-os bem e passe para frente aqueles que você não vai mais ler

 Crédito da foto: Creative Commons/Farley Santos

 

Segundo o bibliotecário Flávio Nunes, do departamento de processamento técnico da biblioteca da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na hora de organizar seus livros na estante, evite critérios que levem em conta apenas aspectos “físicos” das obras – como o número de páginas, a cor ou o tamanho. “Para organizar um acervo particular, caso a quantidade de volumes seja considerável e os assuntos variados, recomendo ordená-los por área do conhecimento, conforme os temas de interesse do dono”, explica o especialista.

Em seguida, dentro de cada assunto, os livros podem ser organizados por autor e título. Se houver obras de diferentes idiomas, este também pode ser um bom critério de organização. Outra dica importante no caso de acervos maiores: para fins de controle, é bom criar alguma forma de registro das obras. E não é preciso nada muito elaborado. Vale uma planilha simples, feita no computador mesmo, e que contenha o registro dos livros que fazem parte da biblioteca. “Os campos podem ser os mais básicos: autor, título, editora, ano e assunto”, ensina Nunes. “É uma coisa simples, mas que ajuda, por exemplo, a evitar a aquisição de títulos que você já possui”. Já no caso de coleções menores, o recomendável é ordená-lo apenas por autor e/ou título.

Seja qual for o tamanho da sua biblioteca, o importante é mantê-la sempre limpa, o que possibilita uma vida mais longa aos livros. Eis aqui os passos básicos para um acervo sempre em dia com a organização:

  • Tire todos os livros das estantes
  • Separe os livros em duas pilhas: uma com os títulos que você quer manter e outra com os que você quer se desfazer
  • Venda, troque ou doe os seus livros
  • Limpe sua estante
  • Limpe os livros: depois de definir como serão organizados, é importante não devolvê-los para a estante antes de limpá-los cuidadosamente. Esse último passo é essencial para que seus livros tenham um tempo de vida mais prolongado.

Leia mais:

10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes

Você é um consumidor consciente? Faça o teste!

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: