loader image
21.05.15 às 11:16

Comemore com o Edukatu a Semana Mundial do Brincar

Participe! Além de aproveitar a programação oficial, você ainda pode organizar atividades com as crianças e a comunidade

Foto: Creative Commons/Victoria Dixon

A Semana Mundial do Brincar de 2015 acontecerá de 24 a 30 de maio com o tema “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar!”. A semana é uma iniciativa da Aliança pela Infância e tem o objetivo de ressaltar a importância do brincar nas famílias, comunidades e escolas. O Edukatu, rede gratuita e aberta de aprendizagem, promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, trabalha exatamente o lúdico e a necessidade da brincadeira para se absorverem conteúdos relacionados ao consumo consciente e à sustentabilidade.

Para Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu, a semana é uma “ótima oportunidade para promover, com toda a comunidade escolar, a cooperação, a valorização do brincar e ainda a sustentabilidade e o consumo consciente”. Além de toda a plataforma ser construída a partir da lógica de jogos e brincadeiras, uma das propostas da rede que trata diretamente sobre o assunto é o plano de aula Itororó do Consumo Consciente.

Um dos filmes sugeridos no plano de aula para que professoras e professores conversem sobre a importância do brincar é o longa-metragem “Tarja Branca” (2014), com direção de Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes. O documentário mostra ainda a importância da brincadeira não só na vida das crianças, mas dos adultos também.

Como começar a brincadeira?
Para comemorar a semana e levar as brincadeiras para o bairro, toda comunidade escolar pode divulgar a ideia na escola, com as famílias e comunidades. Espaços como quadras, pátios e praças podem ser ocupados por brincadeiras que promovam a interação, o reaproveitamento de materiais e a troca. Se o local estiver com lixo no chão, pode ser uma boa oportunidade para falar sobre o descarte correto, por exemplo. “Fazer uma troca de brinquedos, livros e fantasias entre as crianças pode gerar uma reflexão sobre o consumo consciente em qualquer idade”, afirma Silvia.

Cirandas, pular corda ou elástico, amarelinha e a possibilidade de inventar novos brinquedos e brincadeiras são outras ideias para serem aproveitadas. Indicamos o site Território do Brincar, que tem uma pesquisa especial sobre brincadeiras com crianças de todo o Brasil.

Confira a programação oficial da Semana Mundial do Brincar: bit.ly/semana-brincar

Leia mais:

Cerca de 18 mil professores conheceram o Edukatu no 2º Fórum Educação que Dá Certo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também