loader image
30.12.10 às 0:39

Coleta seletiva ainda é incipiente no Brasil, 20 anos depois

Somente 2% do lixo produzido no país é coletado seletivamente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Apesar de programas de coleta seletiva de lixo existirem no Brasil há pelo menos 20 anos, sua presença na realidade dos brasileiros (dos quais cerca de 80% vivem nas cidades) ainda é incipiente. De acordo com dados do IBGE, recolhidos em 2004, somente 2% do lixo produzido no país é coletado seletivamente, enquanto apenas 6% das residências são atendidas por serviços de coleta seletiva, que só existem em 8,2% dos municípios brasileiros.

Em enquete realizada durante o início de 2005 no site do Instituto Akatu, respondida por 1.380 internautas, 40,3% deles afirmaram que não

dispõem de programas de coleta seletiva nas regiões em que vivem, o que faz com que 26% do total deixe de separar seu lixo para reciclagem. Quase um terço (31,4%) encaminha para serviços municipais de coleta, enquanto 16,9% dirigem-se às cooperativas de catadores, e 9,3%, a projetos sociais. Apenas 2% afirmaram que não separam o lixo por considerarem a medida desnecessária.

Mas a medida está longe de ser dispensável. Segundo cálculos do economista Sabetai Calderoni, autor de “Os Bilhões Perdidos no Lixo” (Ed. Humanitas, USP, 1997), só no ano de 1996, a não-reciclagem de lixo desperdiçou R$ 4,6 bilhões, o que na época correspondia a dinheiro suficiente para construir cerca de 460 mil casas populares.

Ainda de acordo com o economista, a implantação e ampliação de programas de coleta seletiva nos municípios podem render até R$ 135 por tonelada de lixo, dinheiro que cobriria gastos operacionais e remuneração dos funcionários envolvidos. Isso significaria também a diminuição dos gastos das prefeituras com coleta, transporte, transbordo e disposição final do lixo domiciliar não-separado.

Além de tudo, a adesão da população à coleta seletiva proporcionaria a obtenção de produtos recicláveis com menor grau de impurezas, o que elevaria seu valor de mercado. Em síntese: não reciclar é jogar dinheiro no lixo, e o consumidor consciente deve cobrar das autoridades (não apenas as municipais, mas também estaduais e federais) uma política inteligente e viável para os resíduos sólidos.

FAÇA A DIFERENÇA

Mesmo que em sua cidade não haja apoio do governo nem programas institucionais estabelecidos, separe o lixo e dirija-se a locais onde haja coleta seletiva, cooperativas de catadores ou entidades beneficentes que recebem materiais recicláveis. Há também a possibilidade de vender esses materiais, desde que sejam levados até um comerciante de sucata.

Para realmente fazer a diferença, o consumidor não deve apenas separar seu lixo e encaminhá-lo aos postos de reciclagem, mas também ter em mente que a reciclagem sozinha não passa de uma medida paliativa; é preciso lembrar dos outros dois “R”: reduzir e reutilizar!

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também