loader image
27.02.14 às 12:02

Colégio do Rio de Janeiro vence Desafio Piquenique pela Sustentabilidade

Campanha on-line do Edukatu envolveu 660 pessoas de todo o Brasil em atividades sobre consumo consciente e sustentabilidade no ambiente escolar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo I, do Rio de Janeiro (RJ), foi o grande vencedor do Desafio Piquenique pela Sustentabilidade, promovido pelo Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente e a Sustentabilidade, de outubro a dezembro de 2013.

História em quadrinhos sobre ciclo de vida do plástico, produzida pela Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo I (Rio de Janeiro – RJ), vencedora do Desafio

Durante a disputa, as 580 escolas de todo o País inscritas no Edukatu receberam orientações sobre diversas questões relacionadas ao consumo consciente, como alimentação saudável, aproveitamento de sobras, ciclo de vida dos produtos e reciclagem de resíduos. Hoje, com a inclusão de novas instituições de ensino, a plataforma já conta com cerca de 650 escolas.

Para participar da campanha, as equipes de alunos e professores se inscreveram na plataforma on-line do Edukatu, e fizeram as atividades propostas, com o objetivo de realizar o maior número possível de piqueniques sustentáveis, além de cumprir os desafios extras sugeridos. Aproximadamente 660 pessoas foram diretamente envolvidas na ação, uma maneira prazerosa e lúdica de se relacionar com a causa e a discussão desses temas.

A premiação da escola vencedora ocorrerá em 18 de março, data em que a equipe do Edukatu visitará a escola para um dia de atividades com professores e alunos. Na ocasião haverá ainda a gravação de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e a entrega de três tablets à instituição.  “Essa premiação é um reconhecimento da dedicação e envolvimento de alunos, professores, coordenadores e direção das escolas na mobilização de toda a comunidade escolar para debater e trocar informações sobre temas relacionados ao consumo consciente e à sustentabilidade, como verdadeiros agentes de transformação rumo a uma sociedade mais equilibrada. É essa participação que exercita, na prática, todas as ideias que inspiraram a criação do Edukatu”, afirma Silvia Sá, gerente de educação do Akatu.

Também receberão equipamentos tecnológicos como prêmio por sua participação a Escola Estadual Professora Ana Cecília Martins, de Sorocaba (SP), selecionada para o segundo lugar, e o Centro de Ensino Fundamental 418 de Santa Maria, de Brasília (DF), classificado em terceiro. O Desafio Piquenique pela Sustentabilidade foi promovido pelo Instituto Akatu e teve a Braskem, líder mundial em biopolímeros, como correalizadora, além do apoio da HP.

Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e a sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível em www.edukatu.org.br há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também