loader image
17.06.13 às 0:00

Colégio de Itajaí vence concurso de reciclagem de instrumentos de escrita

Em três meses, foram arrecadadas 35.565 unidades de instrumentos de escrita quebrados ou sem uso
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A promoção “Faxina nos armários”, promovida pela Faber-Castell e TerraCycle no período de volta às aulas em 2013, é concluída com sucesso. Em três meses, foram arrecadadas 35.565 unidades de instrumentos de escrita quebrados ou sem uso. O Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, de Itajaí (SC), foi a organização que mais coletou esses materiais para a promoção. Os três primeiros colocados ganham um display cheio de produtos Faber-Castell. Além disso, o primeiro lugar ganha 10.000 pontos TerraCycle, que podem ser convertidos em doação em dinheiro para uma escola ou entidade sem fins lucrativos à escolha do vencedor.

A escola começou a participar da Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell em Março de 2013. Os professores e funcionários buscavam uma maneira de descartar corretamente as dezenas de marcadores de quadro branco usados pelos docentes. A Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell pareceu uma boa ideia para ser aplicada no colégio. Segundo Jair Mello, coordenador da área de Educação Física, o programa foi bem recebido pelo corpo docente. Já no início do período letivo, a Brigada passou a contar com a ajuda dos alunos, que participaram de uma gincana interna que premiaria com pontos a sala que mais arrecadasse esses resíduos. Pela sua participação, a escola arrecadou R$ 0,02 por 12 gramas por cada unidade e pretende doar esse dinheiro para uma entidade filantrópica.

A Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell recebe, de qualquer lugar do Brasil, lápis, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco de qualquer marca que não funcionem mais ou estejam quebrados. A Brigada é resultado de uma parceria entre Faber-Castell e TerraCycle, no ar desde Setembro de 2012. Desde então, quase 100 mil unidades de resíduos já foram coletadas por mais de 500 times de coleta espalhados pelo Brasil. Eles serão transformados em matéria-prima reciclada – que substitui o material virgem e evita que mais recursos naturais sejam extraídos, além de evitar o descarte destes resíduos nomeio ambiente.

O resultado da promoção é positivo não somente pelos números, mas também pela ação. Por conta da promoção, várias escolas, universidades e outras organizações montaram times de coleta e se mobilizaram para reciclar resíduos que normalmente não seriam aproveitados por cooperativas. Participar da Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell é, ao mesmo tempo, uma ação de responsabilidade ambiental e uma oportunidade de gerar engajamento e cooperação em qualquer grupo.

Sobre as Brigadas

Além de ser um programa gratuito de reciclagem e uma oportunidade para arrecadar fundos para as escolas, as brigadas TerraCycle são uma ótima oportunidade de inserir a educação ambiental na sala de aula. “O programa TerraCycle é uma maneira inovadora de mostrar aos alunos um exemplo visual e real de como a mudança de hábitos pode impactar positivamente o meio ambiente”, afirma Bruno Massote, presidente da TerraCycle do Brasil. No site www.terracycle.com.br e nas redes sociais, os professores podem encontrar passo-a-passo de objetos feitos a partir daquilo que viraria lixo. A empresa também promove concursos culturais e de design de produtos que podem ser usados pelos educadores para promover a reciclagem.

A Faber-Castell é apoiadora na categoria Ouro do Instituto Akatu.

 

Curta no Facebook.

Siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também