loader image
04.09.06 às 0:00

Coelba doa geladeiras para incentivar o consumo consciente de eletricidade

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) iniciou um programa de distribuição gratuita de geladeiras com selo Procel/INMETRO (que garante o bom desempenho do produto com baixo consumo de energia elétrica) a famílias carentes. O projeto conta também com a doação de 100 mil lâmpadas eficientes. Com isso, a Coelba, sócia categoria prata […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) iniciou um programa de distribuição gratuita de geladeiras com selo Procel/INMETRO (que garante o bom desempenho do produto com baixo consumo de energia elétrica) a famílias carentes. O projeto conta também com a doação de 100 mil lâmpadas eficientes. Com isso, a Coelba, sócia categoria prata do Instituto Akatu, pretende não só adequar a conta de luz ao orçamento das famílias de baixa renda, evitando, por conseqüência, a inadimplência e as ligações clandestinas, como também estimular e educar os clientes para o consumo consciente de energia elétrica.

 

A previsão da concessionária é que, até julho de 2007, sejam distribuídas mais de 12 mil geladeiras para as famílias de baixa renda, em troca de outras geladeiras antigas, cujo consumo de energia é muito alto.

O uso eficiente da eletricidade é importante, entre outros motivos, por causa do grande consumo de água que a geração de energia demanda. Para se ter uma idéia, num banho quente de 10 minutos, além dos 150 litros de água que saem do chuveiro, são utilizados até 300 litros para aquecimento da água. Já a ligação clandestina, conhecida como “gato”, sobrecarrega o sistema das hidrelétricas e gera custos à empresa, que são transferidos ao consumidor. Por isso, a empresa está investindo R$ 8,5 milhões no programa de troca de geladeiras, em parceria com o governo do Estado da Bahia, e mais R$ 46,6 milhões em uma campanha de combate aos “gatos”.  Leia matéria aqui.

 

Após pesquisa das características do consumo de energia elétrica em comunidades carentes na Bahia, a Coelba concluiu que o custo da energia elétrica pode ser reduzido após algumas medidas de consumo consciente, como evitar instalações elétricas precárias, aumentar o uso de iluminação natural, usar corretamente os equipamentos elétricos. Além disso, segundo a Coelba, a manutenção de uma geladeira em péssimo estado de conservação pode representar até 70% dos gastos de uma família. Em segundo lugar, aparece a iluminação artificial ineficiente (20%) e a TV de 14 polegadas, com 8%.

 

Benefício ao meio ambiente

 

Ao recolher as geladeiras antigas, a Coelba também dá uma destinação ambientalmente correta ao gás CFC (clorofluorcarbono), evitando sua liberação para a atmosfera. O CFC, gás nocivo à camada de ozônio e contribuinte para o aquecimento global, é utilizado em geladeiras fabricadas até 1999, quando o governo brasileiro proibiu o emprego do gás em eletrodomésticos. Uma vez que cada refrigerador possui cerca de 200 gramas de CFC, a Coelba calcula o recolhimento de quase três toneladas do produto.

 

Os funcionários responsáveis pelo recolhimento foram capacitados, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para não deixar o gás escapar para a atmosfera. Em seguida, o CFC é destinado a uma empresa que renova a substância, filtra impurezas como óleo e água e a reutiliza na manutenção de aparelhos velhos.

 Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também