Nova campanha da Coca-Cola foca em garrafas retornáveis

Focada em sustentabilidade, a campanha retrata a garrafa retornável da empresa e seus impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente

Imagem de divulgação

A Coca-Cola acaba de lançar sua nova campanha para as garrafas retornáveis da marca, fazendo um convite à mudança de hábito dos consumidores.  Em 2018, a empresa anunciou o compromisso global de coletar e reciclar o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030. As novas garrafas retornáveis são uma das formas de agir nessa direção, essencial como contribuição à sustentabilidade, seja por não gerarem resíduo seja por causarem menor emissão de gases de efeito estufa – GEE.

Obviamente, são chamadas de “retornáveis” justamente pela mesma garrafa “retornar” até 25 vezes para ser enchida novamente.  Ao contrário das antigas garrafas de vidro, as novas são feitas de plástico, sendo portanto muito mais leves. Com isso, causam muito menor emissão de gases de efeito estufa  (GEE) em seu transporte, e, por serem usadas diversas vezes, causam também menor emissão de GEE por serem produzidas em menor quantidade.

O material usado, de nome técnico RefPet (ou PET reutilizável), tem capacidade para até 25 ciclos de ida e volta ao mercado, com enchimento da mesma garrafa a cada vez. O rótulo, de papel, será substituído a cada ciclo.

Imagem: Site da Coca-Cola Brasil

Cerca de 20 mil pontos de venda por todo o Brasil estão envolvidos nessa iniciativa. Confira aqui o ponto mais próximo a você onde a garrafa retornável está disponível. Basta comprar a garrafa retornável em algum desses estabelecimentos e retorná-la ao mesmo local quando estiver vazia. Vale dizer que o preço do produto é mais barato, se comparado à garrafa PET descartável, já que o consumidor paga somente pelo líquido e não pela embalagem.

Imagem: Site da Coca-Cola Brasil

Enquanto as garrafas descartáveis são 100% recicláveis, mas dependem do descarta adequado dos consumidores para serem efetivamente recicladas, as retornáveis voltam às fábricas através dos caminhões da empresa para serem enchidas ou recicladas ao final dos 25 ciclos de sua vida útil. Hoje, cerca de 20% do volume comercializado pela empresa é composto por embalagens retornáveis, e a meta da Coca-Cola Brasil é chegar a 40% até 2020.

Confira a nova campanha da marca:

Vale recordar  que cada brasileiro produz mais de 1 quilo de lixo todos os dias. Se todo o lixo urbano descartado no Brasil fosse espalhado pela largura de uma estrada que percorre todo o litoral brasileiro, em apenas um dia, teríamos um “tapete de resíduos” com 3,5 centímetros de altura.

Nesse sentido, também vale a reflexão sobre a quantidade de itens descartáveis que você consome em um único dia. Inciativas como esta da Coca-Cola, que investem em embalagens retornáveis e que são reinseridas na cadeia produtiva, garantem que os itens plásticos não sejam descartados de forma inadequada.

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