loader image
20.09.16 às 18:14

Carro movido a ar comprimido é opção de transporte sustentável

Modelo criado na França pesa apenas 217kg e é capaz de percorrer até 128 quilômetros, com o tanque cheio
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O francês Guy Nègre inventou um modelo de carro sustentável, que funciona a partir de ar comprimido. O automóvel, chamado de AIRPod, foi desenvolvido ao longo de mais de duas décadas, graças a uma parceria com a empresa de tecnologia MDI. Atualmente o formato ganhou mais visibilidade após ser licenciado nos Estados Unidos e ter recebido um investimento de US$ 5 milhões da empresa Zero Pollution Motors. O modelo terá um preço acessível: por volta de  US$ 10 mil.

O AIRPod é um veículo pequeno, compacto, de três rodas, e pode transportar até três pessoas, incluindo o motorista. De acordo com o fabricante, o carro pesa apenas 217kg, chega a uma velocidade de 80 km/h e tem uma autonomia para percorrer até 128 quilômetros. E como funciona? Ele tem motores pneumáticos que agem com o ar pressurizado para conduzir os pistões. Esses, por sua vez, dão mobilidade ao veículo, que não possui um volante. A direção se dá por uma espécie de “joystick”. É bem fácil abastecê-lo! O tanque de combustível tem capacidade para 175 litros de ar e poderá ser preenchido facilmente, em menos de cinco minutos, em qualquer máquina disponível nos postos de combustível.

A ampla adoção de veículos movidos a ar, assim como os elétricos, poderia ajudar a diminuir a poluição da atmosfera, a emissão de gases de efeito estufa (que causam o aquecimento global) e a dependência de combustíveis não-renováveis (como o petróleo) ou que colaboram para o desmatamento de vegetação nativa (como o álcool ou o biodiesel). Além disso, também contribuiria para  a melhoria da mobilidade, especialmente em centros urbanos. Por isso, os consumidores conscientes devem apoiar esse tipo de iniciativa.

Leia mais:

Semana da Mobilidade: coletivos organizam o desafio #SemanaMultimodal

Recife oferece o primeiro aluguel de carros elétricos do Brasil

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também