loader image
06.12.10 às 12:04

Campanha TicTacTicTac segue por um acordo real no combate às mudanças climáticas

Recusa de alguns países em assumir compromissos legais na conferência de Copenhague, em dezembro, é considerada inaceitável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No dia 13 de novembro, o governo brasileiro anunciou o compromisso voluntário de reduzir as emissões de gases de efeito estufa do país entre 36,1% e 38,9% até 2020. Pela primeira vez, o governo colocou números em sua intenção de diminuir a emissão desses gases, que agravam o aquecimento global e provocam as mudanças climáticas.

Para a campanha TicTacTicTac, que o Instituto Akatu apóia, a divulgação dessas metas foi uma vitória. A campanha é a parte brasileira da mobilização mundial TckTckTck, cujo objetivo é fazer com que os líderes globais negociem acordos efetivos na COP 15 (a Conferência das Partes entre os países membros da Convenção do Clima da ONU), que será realizada em dezembro, em Copenhague.
Apenas alguns dias depois do anúncio do governo brasileiro, entretanto, representantes dos governos dos Estados Unidos e da Dinamarca declararam que a COP 15 deverá ter como resultado apenas acordos políticos, e não os chamados acordos “legalmente vinculantes”, que estabelecem metas obrigatórias para todos os países signatários. Isso seria um gigantesco passo atrás, pois adiaria ainda mais a mais a tomada de medidas efetivas no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

A campanha TicTacTicTac manifestou sua indignação diante dessa notícia. De acordo com a coordenação da campanha brasileira, “tal postura neste momento é imoral e politicamente inaceitável, além de mostrar o total descaso com que as questões climáticas estão sendo tratadas nas esferas responsáveis pelas mudanças que se impõem atualmente”. Para Rubens Born, do Instituto Vitae Civilis e conselheiro da campanha, já houve tempo suficiente para a costura de acordos políticos: “Tivemos pelo menos quatro anos para conversar. Copenhague é para tomar as decisões de validade jurídica e não para meras declarações políticas”.

Em vez de jogar um balde de água fria na mobilização, no entanto, a campanha considera que essas declarações “demonstram o quanto a nossa luta é importante e servem para reforçar que devemos estar cada vez mais unidos na luta por um acordo justo, ambicioso e de força de lei”.

A campanha, portanto, reafirma sua plataforma e continua com o objetivo de angariar pelo menos 500 mil assinaturas no Brasil — até agora, foram conseguidas 120 mil. O abaixo-assinado online estará disponível até o início da COP 15 no site da campanha TicTacTicTac.

Além de aderir ao abaixo-assinado, qualquer pessoa pode participar juntando-se à mobilização do Dia de Ação Global, que acontecerá em 12 de dezembro, no meio das discussões da COP 15 (que acontece entre 7 e 18 de dezembro). Essa ação tem um objetivo: dizer aos líderes mundiais que é hora de assinar um tratado pelo clima que seja justo, ambicioso e tenha força de lei. Veja como participar acessando o site da campanha.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também