Campanha da TNC sugere que paulista não lave o carro durante crise da água

Campanha de conscientização e mobilização da TNC fala da importância de economizar água em ações cotidianas como lavar o carro

Crédito: Divulgação / TNC

 

Diante da crise hídrica no estado de São Paulo, a ONG TNC Brasil (The Nature Conservancy Brasil) lançou, em outubro, a campanha #NaoChoveNaoLavo, que convida o paulista a deixar de lavar seu carro enquanto a situação de escassez de água se mantiver.

Trata-se de uma campanha de conscientização e mobilização para a economia de água, nesse momento de crise, criada pela Agência Africa. Lavar um carro consome, em média, 500 litros de água. Para limpar toda a frota paulistana, seriam necessários 3,5 bilhões de litros, o equivalente ao consumo mensal de 25 milhões de pessoas, considerando-se o consumo médio do paulistano em julho de 2014, de 140 litros por pessoa, segundo a Sabesp.

Ao mostrar que é possível poupar água deixando de lavar o carro em períodos de escassez, a TNC espera lembrar as pessoas da importância de economizar água também em outras ações cotidianas.

“Apesar de o trabalho da TNC com segurança hídrica ter foco direto na chamada infraestrutura verde, o que é um trabalho de longo prazo, queremos que a campanha tenha o efeito imediato de fazer ecoar a importância de todos nós, como cidadãos, nos sensibilizarmos pelo uso racional e consciente da água”, comenta Marcelo Moura, diretor de marketing da TNC.

A TNC tem trabalhado com diversos atores para ampliar a capilaridade do Movimento Água para São Paulo, que atua na recuperação e preservação de áreas verdes em regiões de nascentes e mananciais. O movimento #águapedeágua do Instituto Akatu, de mobilização da sociedade pelo consumo consciente da água, conta com o apoio da TNC.

[Saiba mais sobre a campanha #NaoChoveNaoLavo]
[Saiba mais sobre a campanha #águapedeágua]

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