loader image
06.01.15 às 18:55

Campanha Akatu: aproveite as férias de verão com consciência

O Instituto Akatu lançou uma campanha para promover o consumo consciente durante a estação mais quente do ano. Siga essas dicas preciosas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

É possível curtir as férias de verão e, ao mesmo tempo, tomar atitudes sustentáveis, consumindo com mais consciência? Sim! O Instituto Akatu lançou, no começo da estação, uma campanha cheia de dicas bacanas para você se tornar um consumidor consciente. Quer participar dessa mobilização? Veja aqui nossas sugestões:

1. Preparo meu próprio sorvete com ingredientes naturais e saudáveis
Para aplacar o calor, prepare picolés refrescantes com frutas variadas. É saudável e delicioso! Para evitar o desperdício, planeje bem as compras para adquirir somente o que de fato você vai usar na receita. Outra dica é comprar produtos da estação produzidos localmente. Além de saborosos, eles são mais baratos e exigem menos transporte, reduzindo as perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição. E se sobrou algum ingrediente, como frutas, transforme-as em  geleias e recheios para bolos.

2. Eu dispenso o secador de cabelos
Você sabia? A utilização do secador de cabelo por 10 minutos consome mais energia do que uma máquina de lavar roupas em uma hora! Para economizar energia elétrica, seque bem os cabelos com a toalha e só depois use o secador! Optar pela redução do consumo energético é de fundamental importância para evitar os impactos negativos sobre o meio ambiente e a economia. Pense nisso!

3. Prefiro a brisa ao ar condicionado
Vai ligar o ar condicionado? Feche as janelas, assim o aparelho não ficará sobrecarregado e, por isso, não gastará muita eletricidade à toa! E não esqueça de desligá-lo quando sair do ambiente. Evite o desperdício. É importante compreender que a mudança de comportamento individual é fundamental para o processo de construção de uma sociedade mais sustentável.

4. Eu saio de férias, mas tiro os eletrodomésticos da tomada
Vai sair de férias? Tire os equipamentos da tomada! Mesmo no modo stand by, eles consomem energia. Por isso, é preciso desligá-los completamente. Se cada brasileiro adotar essa prática durante 30 dias ao longo de um ano, a energia economizada será suficiente para iluminar o estádio do Maracanã por 180 anos. Veja mais dicas no vídeo feito em parceria com a Aes Eletropaulo.

5. Eu mantenho a praia limpa!
Aquela sujeira toda que é jogada na praia retorna para nós mesmos. Podemos colaborar e ser parte da solução desse problema, por meio de mudanças em nossas práticas cotidianas. Atitudes simples podem fazer toda a diferença, como não jogar lixo nas praias e reduzir a produção de resíduos, independente se é morador da região ou turista. Vamos manter os mares limpos!

 

Leia mais:

Faça o teste do consumo consciente

10 caminhos para a produção e o consumo conscientes

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também