Campanha A Voz da Seca do Akatu ganha o Prêmio Nacional de Sustentabilidade da Abap

Trabalho feito pela agência DM9DDB para o Instituto Akatu ganha em duas categorias: instituição do terceiro setor e anunciante do ano.

 

No dia 24 de novembro, a agência DM9DDB ganhou o 7º Prêmio Nacional de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Publicidade (Abap) com a campanha A Voz da Seca, do Instituto Akatu. Além da vitória na categoria de melhor instituição do terceiro setor, também conquistou o título de melhor anunciante do ano, pois obteve a maior pontuação entre os jurados.

“A campanha do Akatu teve uma comunicação bem feita, impactante e bonita sobre um problema que aflige a todos: a crise da água”, diz Marcelo Diniz, consultor de Sustentabilidade da Abap. Segundo ele, a avaliação foi feita de acordo com dois critérios. O primeiro foi verificar se os concorrentes atendiam ao Anexo U do Conar, que trata especificamente das normas da publicidade com foco na sustentabilidade. Já o segundo foi julgar a boa qualidade das propagandas, que educam e mobilizam as pessoas para práticas sustentáveis. A soma de pontos desses dois critérios foi o que determinou os vencedores.

No projeto para o Instituto Akatu, a DM9DDB criou uma tipografia única para dar voz à terra e espalhar o pedido da natureza por mais respeito e mais cuidado. Para participar e aderir ao movimento, qualquer pessoa com acesso à internet e conta de Twitter foi convidada a clicar no site www.avozdaseca.org.br e escrever uma mensagem sobre a importância do consumo consciente da água e postar o texto em sua conta na rede social. A estratégia de comunicação começou pelas redes sociais.

Houve adesão do time do Corinthians que entrou em campo pelo Campeonato Paulista com uma camisa do time customizada pela tipografia. Os anúncios estiveram presentes em mobiliários urbanos, como relógios de rua, e anúncios impressos. Além disso, os jornais O Estado de S.Paulo e Destak publicaram uma matéria especial sobre a água utilizando a tipografia criada exclusivamente para a campanha. “Conseguimos tratar de um assunto tão relevante de uma maneira diferente, atual e engajadora. O reconhecimento por esse trabalho foi muito legal”, comemora Leo Macias, diretor de criação da DM9DDB.

 

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Movimento #águapedeágua

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