Cai o número de passageiros de ônibus em 2013

Segundo levantamento, número de passageiros 30% nos últimos 18 anos

Crédito da foto: Igor Schutz/Creative Commons

 

Em 2013, houve redução de 1,4% no número de passageiros transportados por ônibus, em comparação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O percentual equivale a uma perda de 560 mil passageiros no sistema de transporte coletivo por ônibus por dia, com base em dados de nove capitais brasileiras mais representativas. No acumulado do ano, foram 175 milhões de passagens vendidas a menos, em relação a 2012.

No longo prazo, a redução do número de passageiros é mais significativa: houve redução de 30% no número de passageiros de ônibus nos últimos 18 anos. O número considera os passageiros de nove capitais brasileiras: Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo

Segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha, desde 1994 a produtividade do setor vem sendo prejudicada devido à queda da velocidade operacional, ao aumento dos custos dos insumos e à competição crescente com o transporte individual.

O Instituto Akatu defende a valorização do transporte coletivo, o uso de bicicletas e adoções de caminhadas nos deslocamentos da população para melhorar sua qualidade de vida, especialmente nas grandes metrópoles. O uso excessivo de automóveis é um dos principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de ser fonte de poluição sonora e de desperdício de tempo em congestionamentos.

Leia mais:

Custo de congestionamentos no Rio de em São Paulo atingem R$ 98 bilhões

Rio e São Paulo estão na lista das cidades mais congestionadas do mundo

Pesquisa aponta que trânsito e transporte são os principais gargalos das metrópoles

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: