loader image
03.11.16 às 17:56

Brasil recicla cerca de 98% das latinhas de alumínio de bebidas

Foram recicladas um total de 292,5 mil toneladas de latas, segundo a Abal e a Abralatas

O índice de reciclagem das latinhas de alumínio de bebidas chegou a 97,9% em 2015, no Brasil. Isso equivale a um total de 292,5 mil toneladas de latas recicladas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda. Os dados, divulgados no final de outubro no site da Agência Brasil, são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal)  e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

De acordo com o levantamento, somente na coleta da latinha foram investidos cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. “O valor equivale a quase um milhão de salários-mínimos por ano, confirmando a importância da reciclagem para a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis”, destacou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez, em entrevista à Agência Brasil.

A reciclagem das latinhas consome apenas 5% da energia que seria utilizada para a produção das mesmas a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. A economia de energia gerada nessa reciclagem atenderia a uma grande demanda residencial de energia.

Consumo consciente
O gerenciamento dos resíduos é um dos grandes problemas ambientais das cidades de grande porte. Iniciativas que reduzem o descarte inapropriado de lixo devem ser valorizadas, e o consumidor deve fazer o possível para evitar a geração desnecessária de detritos, lembrando sempre dos três “R”: reduzir, reaproveitar e reciclar.

Leia mais:

Garrafas e latas usadas valem desconto no ônibus e na conta de luz

Será que isso vai para a reciclagem?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também