Bovespa prepara índice de sustentabilidade empresarial

Questionário que definirá portfólio de empresas entra em consulta pública

Comentário Akatu:O consumidor consciente busca se informar a respeito das ações de responsabilidade social das empresas, para poder comprar os produtos daquelas que são comprometidas com a sustentabilidade socioambiental. Portanto, um indicador como este futuro ISE representa uma importante fonte de informações, que pode vir a complementar os Indicadores do Consumo Consciente que o Instituto Akatu disponibiliza em seu Centro de Referência.

Está previsto para o dia 1º de dezembro deste ano o lançamento do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O ISE vem sendo formulado há dois anos, para oferecer ao mercado um indicador de companhias com desenvolvimento sustentável, além de estimular a responsabilidade corporativa. Considera aspectos de governança corporativa, eficiência econômica, equilíbrio ambiental e justiça social.

O questionário que avaliará a sustentabilidade das empresas candidatas a participantes do índice já está disponível no site do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Sugestões e comentários devem ser encaminhados para ise@fgvsp.br até 22 de agosto. Haverá também audiência pública presencial no dia 10 de agosto, no auditório da FGV, situado à Avenida Nove de Julho, 2029, térreo, a partir das 8h30.

O questionário é o primeiro passo do processo de seleção das empresas que vão participar do ISE. Para compor a radiografia de sustentabilidade das companhias, traz 136 questões objetivas, divididas em quatro conjuntos de critérios: Políticas (indicadores de comprometimento); Gestão (planos, programas, metas e monitoramento); Desempenho (indicadores de performance); e Cumprimento Legal (avaliam o nível de cumprimento da legislação vigente).

O Conselho do ISE é composto pelas entidades Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, International Finance Corporation (IFC), e Ministério do Meio Ambiente.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: