BASF e Grupo Fabbri desenvolvem filme aderente compostável certificada para embalagens de alimentos frescos

A inovação contribui para reduzir o desperdício de alimentos, diminuir as emissões de gases de efeito estufa e promover a reciclagem orgânica.

A BASF e o Grupo Fabbri desenvolveram uma solução sustentável para o filme aderente usada em embalagens de alimentos frescos. Com base no ecovio compostável, o Nature Fresh é um produto esticável (stretch) e transparente. Carnes, frutos do mar, frutas, verduras e legumes podem ser embalados manualmente ou com equipamento automático para embalagens, sendo possível o uso também em embalagens industriais flex. É o primeiro produto com estas características  que combina a barreira a gases ideal para uma vida útil prolongada de alimentos frescos, com elevada transparência e excelentes propriedades mecânicas para o empacotamento automático. O produto é aprovado de acordo com os padrões americanos e europeus para contato com alimentos.

Essas características ajudam o filme a manter os alimentos frescos por mais tempo em comparação às alternativas de Policloreto de Vinila (PVC) e Polietileno (PE). Assim, as emissões de gases de efeito estufa provenientes do desperdício de alimentos podem ser reduzidas. Após o uso, o produto pode ser compostado juntamente com qualquer resíduo de alimento, seja em compostagem doméstica ou industrial, de acordo com a legislação nacional. Desta forma, o produto permite a reciclagem orgânica e ajuda a fechar o ciclo de nutrientes para uma economia circular.

Aderente ou esticável, o filme fino e flexível é usado predominantemente em embalagens e aplicada em um processo de estiramento. O empacotamento pode ser feito manualmente ou por máquinas. Suas propriedades mecânicas, como resistência à tração e alongamento na ruptura, barreira a gases, transparência do filme e estética, recuperação elástica e anti-embaçamento são comparáveis aos filmes feitos de PVC. Ao mesmo tempo, o ecovio mostra uma melhor transmissão de vapor de água do que o PE, fator essencial para uma embalagem ideal de alimentos frescos.

“O mercado passa por mudanças e busca por alternativas ao PVC, que, atualmente, é o padrão de performance para a maioria dos filmes esticáveis aderentes para produtos frescos. Os filmes de PE têm uma performance ruim, geralmente resultando em uma vida útil reduzida dos alimentos frescos embalados. Com isso, temos consideráveis emissões de gases de efeito estufa advindas do desperdício de alimentos. Frutas e legumes, por exemplo, são responsáveis por 33% das emissões de gases de efeito estufa de todo os resíduos de alimentos no mundo todo. O ecovio compostável certificado permite a produção de um filme aderente que prolonga a vida útil dos alimentos frescos e, ao mesmo tempo, pode ser compostado após o uso, juntamente com os resíduos orgânicos, de acordo com a legislação nacional” explica Carsten Sinkel, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios Globais – Biopolímeros da BASF. A Diretiva-Quadro de Resíduos da UE promove soluções para reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a coleta de resíduos orgânicos.

Visando encontrar a combinação perfeita de um material sustentável com excelentes propriedades de embalagem e fácil empacotamento, a BASF e o Grupo Fabbri se uniram para desenvolver um filme aderente que também pode ser usado com eficiência em máquinas empacotadoras. “O novo caminho da Fabbri em direção a sustentabilidade é o de combinar nossa solução Nature Fresh com nossas novas empacotadoras Automac NF, para que a indústria de embalagens de alimentos possa se beneficiar com um filme aderente inovador e de processamento fácil. Dessa maneira, nosso filme aderente compostável certificado pode ser usado junto com as bandejas e etiquetas do mesmo tipo para obtermos uma embalagem compostável completa”, comenta Stefano Mele, CEO do Grupo Fabbri

O Grupo Fabbri disponibiliza o filme Nature Fresh em quatro formatos diferentes: como rolos para máquinas de embalagem manuais ou automáticas em indústrias de embalagens de alimentos; para cortadores de caixas em hotéis, restaurantes e serviços de catering; como rolos jumbo para conversores e rolos para embalagens manuais para o consumidor final.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: