loader image
12.02.07 às 0:00

Banco Real tem agência sustentável

O Banco Real, parceiro pioneiro do Instituto Akatu, inaugurou a primeira agência bancária do Brasil construída com base no princípio da sustentabilidade, resultando em um baixo impacto ambiental seja na construção do imóvel seja no dia-a-dia de sua operação. A agência é a Granja Viana, em Cotia (SP). Lá, os sistemas de ventilação e iluminação […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Banco Real, parceiro pioneiro do Instituto Akatu, inaugurou a primeira agência bancária do Brasil construída com base no princípio da sustentabilidade, resultando em um baixo impacto ambiental seja na construção do imóvel seja no dia-a-dia de sua operação.

A agência é a Granja Viana, em Cotia (SP). Lá, os sistemas de ventilação e iluminação aproveitam ao máximo a luz do sol e a circulação natural do ar, sem necessidade de utilização de iluminação artificial e do decorrente desperdício de energia. Os aparelhos de ar-condicionado da agência não utilizam gases prejudiciais à camada de ozônio.

O sistema hidráulico da agência também opera segundo princípios de sustentabilidade. As águas da chuva são tratadas e reutilizadas na irrigação do jardim e nas descargas dos vasos sanitários, permitindo, assim, um consumo reduzido de água.

Material reciclado ou pouco poluente foi utilizado na construção da agência. O cimento, por exemplo, é feito com resíduos de altos fornos siderúrgicos e as britas, recicladas. Tintas e massa corrida não contêm solventes.

A tubulação é feita com materiais menos poluentes que o PVC. O carpete é fabricado com uma parcela de fibras de garrafas PET recicladas. Toda a madeira utilizada, inclusive móveis, é certificada. Os entulhos da construção também foram reaproveitados.

O Banco Real convidou a comunidade local para conhecer o processo de construção da unidade, não só de maneira informativa, mas também de maneira educativa.

Quando o consumidor escolhe valorizar e apoiar empresas que tenham iniciativas com preocupação socioambiental, está usando o seu poder de escolha para possibilitar que essas empresas sigam investindo nesse princípio, desta forma trazendo sua contribuição à sustentabilidade da vida no planeta.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também