loader image
04.09.06 às 0:00

Banco Itaú lidera ranking da ética entre os bancos latino-americanos

O banco Itaú liderou o ranking dos bancos com as melhores políticas de ética, transparência e governança corporativa da América Latina. A posição foi conquistada em um levantamento realizado pela Management & Excellence, empresa espanhola de ratings de ética, e pela LatinFinance, revista de finanças sediada em Miami. O Banco Itaú é mantenedor das Fundações Itaubank […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O banco Itaú liderou o ranking dos bancos com as melhores políticas de ética, transparência e governança corporativa da América Latina. A posição foi conquistada em um levantamento realizado pela Management & Excellence, empresa espanhola de ratings de ética, e pela LatinFinance, revista de finanças sediada em Miami. O Banco Itaú é mantenedor das Fundações Itaubank e Itaú Social, que são parceiras pioneiras e estratégicas do Instituto Akatu. Outro banco brasileiro, o Bradesco, ficou em segundo lugar na lista. O Banco ABN Amro Real, também parceiro pioneiro do Akatu, subiu onze posições em relação ao ranking anterior, ficando em quinto colocado. O Unibanco, parceiro mantenedor do Instituto, também está na lista, em oitavo lugar.

O ranking é montado levando em conta mais de 280 critérios de sustentabilidade, ética, responsabilidade social corporativa, governança corporativa e transparência das empresas. Os resultados do ranking vão ao encontro de várias tendências mostradas pela pesquisa de 2005 “Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro”, publicada em parceria do Akatu com o Instituto Ethos. A pesquisa revela que aumentou o interesse dos consumidores brasileiros em relação às ações sociais das empresas (78% afirmaram interesse em 2005, contra 72% que afirmaram o mesmo na pesquisa 2004). Segundo a publicação americana, alguns bancos subiram no ranking por compilarem seu desempenho no campo social em relatórios anuais.

 

Outra tendência levantada no estudo do Akatu é de que os consumidores esperam que as empresas extrapolem seu papel de produzir e gerar lucros, assumindo o papel de agentes sociais. Segundo a Pesquisa 2005, 88% concordam totalmente ou em parte com a afirmação que as empresas devem ajudar a resolver problemas como criminalidade, pobreza e baixa educação.

 

No ranking dos bancos com as melhores políticas de ética, transparência e governança corporativa da América Latina, o banco Itaú ficou com uma pontuação de 85,42%, ao passo que o Bradesco ficou com 81,05%, de um total de 100% possíveis. O Banco Real ficou com 75,22% e o Unibanco, com 69,97%. Na classificação passada, o Itaú tinha 85,40%, o Bradesco, 54,80%, o Banco Real, 48% e o Unibanco 58,60%. Os números indicam que as empresas estão aumentando o número e a abrangência de suas ações sociais.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também