loader image
28.09.16 às 11:59

Curso online sobre Avaliação do Ciclo de Vida tem inscrições abertas até 30 de setembro

Ferramentas possibilitam avaliar os impactos da produção e do consumo de produtos e serviços, de forma a possibilitar estratégias para redução de impactos negativos no meio ambiente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Até o fim de setembro, estão abertas as inscrições para o novo curso online Introdução à ACV – Avaliação do Ciclo de Vida, realizado pela ACV Brasil em parceria com a Rede ACV – Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida. Com carga horária de 30h e duração estimada de 60 dias (outubro a novembro), a primeira edição do curso tem capacidade para 20 participantes e tratará de uma das mais importantes ferramentas da Gestão Ambiental, que avalia e analisa os impactos ambientais potenciais de produtos e serviços ao longo do seu ciclo de vida.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que possibilita o entendimento dos impactos da produção e do consumo de produtos e serviços no meio ambiente. Ao analisar todo o ciclo de vida, desde a extração e processamento da matéria-prima até o descarte final, incluindo as fases de aquisição de matéria-prima, produção, distribuição, uso, reúso e reciclagem, visualiza-se o impacto global e a relevância de cada etapa. Com essas informações estratégicas, é possível que empresas desenvolvam produtos e serviços que gerem menos impactos negativos no planeta, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para todos.

O curso é destinado a profissionais e estudantes interessados na interpretação e condução de estudos de ACV em empresas ou consultorias e para ampliar o conhecimento na área. Serão abordados temas como: Introdução à Ecologia Industrial, Visão Geral da ACV, Inventário do Ciclo de Vida, Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida e Interpretação, que serão apresentados em videoaulas, disponíveis na plataforma Eadbox.

Novo formato

Das 30 h de carga horária, 7h serão utilizadas em videoaulas segmentadas em 14 aulas, 19h para fixação de conhecimento por meio de provas e trabalhos, e 30 minutos semanais com instrutor para a resolução de dúvidas. “O formato deste novo curso, com encontros semanais e grupos de discussão, vai permitir maior interação e rompimento da barreira da distância entre os participantes. Começa uma nova jornada de engajamento e capacitação em Pensamento do Ciclo de Vida e em ACV como ferramentas de suporte à tomada de decisão, marketing e planejamento estratégico”, explica Felipe Lion Motta, sócio-gerente da ACV Brasil.

Numa versão-piloto, este curso foi oferecido para duas turmas de 30 colaboradores da Embrapa, por meio de parceria com a ACV Brasil. “A Embrapa está engajada em disseminar o pensamento de ciclo de vida e a abordagem de Avaliação de Ciclo de Vida a seus projetos de pesquisa. O curso foi desenvolvido para ser realizado na modalidade EAD, pois esta foi a única forma de permitir custo viável, considerando a dispersão dos colaboradores da Embrapa no território nacional. Agora, poderá ser disponibilizado para toda a Rede”, afirma Fernando Dias, pesquisador da Embrapa e integrante do Grupo de Trabalho de Capacitação da Rede ACV.

Segundo Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e presidente da Rede ACV, “A realização deste curso online pela ACV Brasil com o incentivo de participação dos membros da rede e seus contatos é uma das atividades que priorizamos em 2016 para divulgar e expandir o uso da ferrramenta de ACV no mercado brasileiro.”

SERVIÇO
Curso Online “Introdução à ACV – Avaliação do Ciclo de Vida”

Inscrições até 30 de setembro
Inscrições e informações:
http://acvbrasil.eadbox.com
Telefone: (19) 98283-0281 e (41) 3044-5977
Período das aulas: 10 de outubro a 25 de novembro
Investimento: R$ 500 (estudantes), R$ 600 (profissionais) – 15% de desconto para membros ou indicações da Rede ACV, que podem se inscrever até 26 de setembro solicitando cupom por meio do e-mail treinamentos@acvbrasil.com.br

Leia mais:

Nova rede de empresas pretende popularizar prática de análise de ciclo de vida de produtos no Brasil

OIT: Acabar com o trabalho infantil nas cadeias produtivas é dever de todos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também