loader image
20.02.13 às 9:44

Assista ao vídeo sobre iniciativa escolar inovadora do projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”

Escola do Mato Grosso mostra como reinventou o uso e o significado de embalagens descartáveis por meio da arte
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Boas ideias sobre consumo consciente e sustentabilidade precisam ser compartilhadas, pois podem servir como inspiração para novas iniciativas. Por isso, uma das formas de reconhecimento do projeto “Nossas Mãos Podem Salvar o Planeta – LIXO transformado em arte”, da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara (MT), selecionado como o mais inovador  do projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”, foi a produção de uma reportagem em vídeo, que conta como essa iniciativa ajudou a envolver toda a comunidade escolar na transformação de descartáveis em matéria-prima para painéis e mosaicos artísticos.

Clique aqui ou abaixo para assistir:

No vídeo, é possível conhecer um pouco mais sobre a ideia criativa que envolveu professores, alunos e a comunidade na conscientização a respeito do consumo consciente e da sustentabilidade, trazendo um novo olhar sobre o descarte, uso e aproveitamento de materiais e recursos naturais.

Além da criação dos painéis e mosaicos em si, a repercussão positiva do projeto mobilizou toda a comunidade local em torno de questões como o descarte correto, a necessidade da reciclagem e a possibilidade de reaproveitamento de materiais. O que antes era visto como lixo se tornou sinônimo de arte, beleza e também matéria-prima. Todo esse conhecimento pode ser dividido entre pais, amigos e colegas, e será levado em frente pela comunidade escolar de forma contínua, inspirando e influenciando ações dentro e também fora dos muros da escola.

Como reconhecimento pela participação da iniciativa no projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”, além da videorreportagem, os alunos ganharam uma viagem para conhecer a cadeia produtiva do plástico verde, feito a partir de cana-de-açúcar, na fábrica da Braskem em Triunfo (RS). Um passeio por uma cooperativa de reciclagem e uma empresa recicladora também fizeram parte da visita, voltada para o aprendizado sobre consumo consciente.

Foi produzida também outra versão dessa reportagem em vídeo, com mais informações e duração de 10 minutos. Clique aqui para assistir.

Sobre o projeto
Em 2011, o projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”, distribuiu materiais impressos e audiovisuais sobre consumo consciente para 1.577 escolas brasileiras, convidando-as para apresentar seus próprios projetos, ou propostas de projetos, sobre o tema. Após o envio das iniciativas pelas escolas, a equipe do Instituto Akatu selecionou 16 semifinalistas, dentre as quais a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara, foi selecionada como a mais inovadora.

Leia mais:
– Após visita à fábrica de plástico verde, alunos incentivam consumo consciente no interior do MT
– Akatu leva estudantes para conhecer fábrica de plástico mais sustentável
– Akatu, Braskem e Faça Parte apoiam e divulgam iniciativas escolares sobre consumo consciente
– Akatu, Braskem e Faça Parte levam projeto para 1.577 escolas do Brasil

Siga no twitter.
Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também