As 5 cidades com melhor transporte público do mundo

Tóquio, Nova York, Londres, Paris e Moscou estão no topo da lista da mobilidade

Estação de metrô em Tóquio, no Japão. Crédito: Creative commons/Loïc Lagarde

 

Comentário Akatu: A cultura da mobilidade individual e o uso excessivo de automóveis pioram a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. São os principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de trazer outros problemas como poluição sonora e desperdício de tempo em congestionamentos. Priorizar o transporte público – principalmente ônibus, metrô e trem – é importante para alcançar uma solução realmente sustentável e de longo prazo.

 

O Inhabitat, blog ligado ao Boston Architectural College, fez uma lista com as cinco cidades que mais se destacam quando o assunto é transporte coletivo de qualidade. O ranking utilizou como critérios o conforto, conveniência, eficiência, limpeza, rapidez e facilidade de utilização dos serviços. Confira a lista, reproduzida pelo site The City Fix Brasil.

1º lugar: Tóquio
A capital japonesa é uma das maiores cidades do mundo e tem o sistema de transporte mais complexo – e completo – do mundo: metrô, VLT (bondes), trens urbanos, ônibus e balsas que fazem cerca de 30 milhões de viagens diárias. O transporte público é a espinha dorsal da cidade e a primeira opção da população para se deslocar. As oito estações mais movimentadas do metrô de Tóquio (dados de 2007) somavam 14,4 milhões de passageiros.

2º lugar: Nova York
Na maior cidade dos EUA, as possibilidades de locomoção são muitas: ônibus, trem, metrô, bicicletas, balsas e até faixas exclusivas para pedestres fazem da cidade um dos melhores lugares do mundo para se deslocar utilizando o transporte público. Todos os sistemas funcionam 24 horas por dia, de forma a atender toda a demanda da cidade.

3º lugar: Londres
A cidade do Big Ben tem o maior e mais antigo metrô do mundo. O Metropolitano de Londres, ou London Underground, que começou a operar 1863, ainda hoje é um dos mais eficientes, com 268 estações e cerca de 400 km de extensão. Além disso, a capital inglesa conta com uma vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos que garantem a mobilidade diária da população londrina.

4º lugar: Paris
Independentemente de em que lugar de Paris você esteja, é possível encontrar uma estação de metrô a cada 500 metros: são pelo menos 300 espalhadas pela cidade, interligando todas as áreas. E, para que as pessoas possam completar seus trajetos da melhor forma possível, a capital francesa ainda tem um sistema de aluguel de bicicletas com 1.400 estações.

5º lugar: Moscou
Apesar de inaugurado há quase oitenta anos, em 1935, o sistema da capital russa é um dos mais pontuais do mundo. Mais de 8 milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema ferroviário de Moscou, que tem 305 km de extensão.

 

Leia mais:

Transporte público tem muitos problemas em oito capitais brasileiras, segundo pesquisa

Modelo desenvolvido pela USP reorganiza rotas das linhas de ônibus

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: