loader image
14.12.10 às 9:40

Aquecimento global deve aumentar em 20 anos

Temperaturas médias globais podem subir em 2ºC a partir de 2026, muito antes do que os cientistas previam
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: O aquecimento global é um fato inquestionável. É preciso evitar ao máximo o despejo na atmosfera de gases-estufa. Você pode colaborar, deixando seu carro em casa sempre que possível e não consumindo produtos que agridam a camada de ozônio.

Dentro de apenas duas décadas, as temperaturas globais podem aumentar o suficiente para alterar o clima do planeta de forma perigosa, afirma um relatório da organização ambientalista WWF.

O texto afirma que, se providências contra o aquecimento global não forem tomadas com urgência, a Terra terá aquecido 2ºC acima dos níveis pré-industriais em algum ponto entre 2026 e 2060.

Poucos cientistas até agora estimaram uma data tão próxima para o limiar de 2ºC, visto pelo WWF e por vários estudiosos do clima como uma média que pode causar um aquecimento perigoso, elevando o nível dos mares e causando mais tempestades, inundações ou secas e levando algumas espécies à extinção.

As temperaturas médias globais subiram cerca de 0,7ºC desde 1750. A maior parte dos cientistas põe a culpa pelo aumento anormal no acúmulo na atmosfera de gases como o metano e o dióxido de carbono (CO2), produzidos por atividades humanas, como a queima de petróleo. Esses gases aprisionam o calor irradiado pelo planeta, fenômeno conhecido como efeito estufa.

Os cientistas temem que em algum ponto as temperaturas em ascensão possam disparar um aquecimento descontrolado. O derretimento dos solos congelados da Sibéria poderia, por exemplo, liberar o metano trancafiado nesses solos para a atmosfera.

Segundo o estudo, o Ártico é a região do planeta que está esquentando mais depressa, o que poderá causar derretimento da calota polar, ameaçando a vida dos esquimós e levando à extinção de animais como os ursos polares. O relatório projeta que o Ártico aquecerá de 3,2ºC a 6,6ºC se a temperatura média global subir 2ºC. A região esquenta mais depressa porque água e terra, uma vez descobertas, absorvem mais calor que o gelo.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também