loader image
12.08.11 às 17:30

Aproveite o Dia dos Pais para reviver bons momentos

Dê muito amor e atenção; consuma diferente, sem exageros e desperdícios e, se for comprar, prefira as empresas social e ambientalmente responsáveis
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nestes dias que antecedem o Dia dos Pais, crescem as promoções. A tentação é grande e quase nos sentimos na obrigação de comprar, mas o consumidor mais atento sabe que o consumo consciente é o antídoto para não sair comprando irrefletidamente.

Ainda que o Dia dos Pais não esteja entre as datas de maior movimento no comércio, a expectativa é de crescimento de vendas de 8% para este ano em relação ao passado, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Lembre-se de que quanto maior é o consumo de bens e serviços, maior é a extração de matérias-primas para sua confecção, o que implica em maior uso de recursos naturais finitos como, água, petróleo e energia. Por sua vez, isso resulta em mais esgotos industriais, excesso de embalagens e de resíduos, poluição e o aumento da emissão de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global.

Não podemos evitar, consumimos para viver. É fato. E todo ato de consumo produz impactos na natureza. O desafio, portanto, é ampliar os positivos e reduzir os negativos. Vale lembrar que já estamos vivendo no cheque especial da natureza: hoje, a humanidade já consome e descarta 30% a mais do que o planeta consegue repor e absorver.

Por isso, neste Dia dos Pais, antes de tudo, aproveite a oportunidade para reforçar o amor, o afeto, o carinho e a amizade pelos homenageados. Você sabia que esses são alguns dos prazeres da vida que quanto mais “gastamos”, mais se multiplicam? E o melhor de tudo: faz bem para quem dá e para quem recebe. Dê preferência à convivência, à alegria e ao compartilhamento.

“Hoje, a humanidade já começa a perceber que o consumo não tem de ser o fim em sim mesmo, mas uma ferramenta facilitadora da vida”, explica Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “Quando o consumo exagerado deixar de reger a sociedade, haverá a percepção da necessidade de cultivar um bem maior, que são as relações humanas, o cuidado com o outro e com a nossa Terra mãe”.

Dê presente de consciência tranquila
O Akatu recomenda o consumo consciente. Isso significa que precisamos produzir e consumir de forma mais sustentável e o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para aprofundar o consumo consciente ou começar a praticá-lo.

Ser um consumidor consciente não significa não consumir. Significa consumir menos e diferente: se programar antes da compra, evitando dívidas desnecessárias e desperdícios; buscar informações sobre as empresas produtoras e comprar daquelas que são éticas e se guiam pelos princípios da responsabilidade social e ambiental; ler atentamente rótulos, para observar as recomendações técnicas; priorizar produtos que usam menos embalagens para evitar a geração de resíduos.

Portanto, não é necessário deixar de presentear o pai ou marido, mas sim fazer escolhas mais sustentáveis.

Para planejar a festa dos pais, não se esqueça dos “Oito Rs”.

O Akatu deseja que, neste Dia dos Pais, todos eles tenham afeto e boas emoções. Um ótimo Dia dos Pais.

Conheça os aqui para ficar por dentro de algumas dicas que ajudam a praticar o consumo consciente no seu dia-a-dia.

O desafio, portanto, é consumir de forma sustentável. Vencer este desafio já é um belo presente para todas as crianças. Isso também significa preocupação com o bem estar dos cidadãos do futuro e ensinar, desde cedo, a responsabilidade do consumidor em relação à conservação da natureza, às relações sociais e na construção de uma economia sólida e sustentável.

Cecília Gasparian, psicopedagoga e diretora científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP), destaca a vantagem de proporcionar esse aprendizado às crianças. “Elas [as crianças] estão na fase inicial de compreensão do mundo. Por isso, quanto mais cedo começarem a lidar com a responsabilidade de preservar o meio em que elas também vão criar seus filhos, tanto melhor”.

A recomendação, portanto, é incluir a criança no processo da compra – decidir com ela quanto gastar, o que comprar e, juntos, discutir os fatores socioambientais que levaram a escolha do produto. Mas, antes de ir às compras, veja algumas dicas do Akatu para praticar o consumo consciente no Dia das Crianças. Elas inspiram para a troca de bens e de sentimentos entre pais e filhos, incentivam à conversa, ao ensinamento e à experimentação.

Atividades
Abaixo, confira mais sugestões de presentes e atividades para realizar com as crianças neste dia especial. O foco é proporcionar um clima favorável à fluidez de sentimentos, comportamentos e valores, como amor, afeto, compaixão, alegria, carinho, justiça, respeito, solidariedade e sensibilidade. Ou seja, alguns dos prazeres da vida que quanto mais “gastamos”, mais se multiplicam.

Site

Site: www.akatumirim.org.br
Descritivo: o site estimula crianças a navegarem pelo mundo do consumo consciente. Acessando a página, as crianças descobrem por meio de jogos, dinâmicas, leitura e muita interatividade, de onde vêm e para onde vão os diversos produtos que consomem, além de descobrirem os impactos de suas cadeias produtivas sobre o meio ambiente.

Passeios
Praças, parques ou zoológicos: as crianças adoram passeios ao ar livre. Aproveite a oportunidade para ensinar a elas a relação que nós, seres humanos, temos com tudo que nos rodeia e a importância de conservar os seres vivos, como plantas, árvores e animais. Priorize parques e zoológicos que têm espécies em vias de extinção e aproveite para reforçar a necessidade de conservar o meio ambiente. Muitos parques têm estrutura para a prática de atividades físicas, como andar de bicicleta, jogar bola ou, simplesmente, correr.

Piquenique: uma ótima oportunidade para juntar a família e, em conjunto, fazer uma refeição ao ar livre, trocar ideias, afeto, contar às crianças sobre suas memórias de infância – cheiros, cores e sabores –, sempre conectando com o meio ambiente, brincadeiras e muitas outras coisas. Baixe o Guia para um Piquenique Sustentável para saber como se deslocar, formas corretas de descarte dos resíduos gerados, sugestões de brincadeiras e outras dicas para fazer um piquenique sustentável. Veja aqui sugestões sobre o que levar na cesta de alimentos.

Leitura
As editoras brasileiras já contam com uma rica diversidade de livros infantis, de autores nacionais e estrangeiros, que mostram às crianças, de forma simples e educativa, a importância de respeitar e preservar a natureza e o próximo.

Título: 10 coisas que eu posso fazer para ajudar meu planeta
Autora: Melanie Walsh
Editora: Alles Trade
Classificação: indicado para crianças de três a sete anos

Título: Meu dia verde
Autora: Melanie Walsh
Editora: Alles Trade
Classificação: indicado para crianças de sete a 12 anos

Título: Belezura matinha
Autor: Lalau
Editora: Peirópolis
Classificação: indicado para crianças de três a sete anos

Título: O Livro do planeta Terra
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
Classificação: indicado para crianças de três a dez anos

Título: Ana Folha e a turma do lixão
Autora: Luciana Ribeiro
Editora: Ler Editora
Classificação: indicado para crianças de sete a dez anos

Título: O Livro Eu Te Amo
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
Classificação: indicado para crianças de três a dez anos
Siga no twitter
Curta no facebook
Adicione no orkut

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também