loader image
09.08.12 às 17:06

Após visita à fábrica de plástico verde, alunos incentivam consumo consciente no interior do MT

Estudantes fizeram passeio educativo como reconhecimento pela participação no projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Os alunos da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, de Juara (MT), estão conseguindo colocar o tema do consumo consciente na pauta do município. A escola foi a vencedora do concurso realizado pelo projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico” – iniciativa do Instituto Akatu em parceria com o Instituto Faça Parte e a Braskem. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva do plástico verde, feito a partir de cana-de-açúcar, na fábrica da Braskem em Triunfo (RS). Ao voltarem para casa, foram recebidos como celebridades na cidade e tiveram a oportunidade de compartilhar a experiência e, mais do que isso, incentivar o diálogo sobre novos hábitos de consumo. “A partir do momento que a escola ganhou esse prêmio, fomos vistos com outros olhos”, comemora a professora coordenadora do projeto vencedor, Eleni Lucia Damaceno, que acompanhou os alunos na viagem. Segundo ela, a experiência trouxe novas oportunidades de conscientização para todos e abriu espaço para melhorar o diálogo com a cidade sobre a questão do lixo na região através dos meios de comunicação e até com a própria prefeitura.

Em 2011, a primeira etapa do projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico” encaminhou materiais sobre consumo consciente e sustentabilidade para 1.577 escolas  do Brasil, convidando-as para apresentarem projetos inovadores relacionados aos temas.

A equipe do Akatu recebeu e avaliou 115 projetos de escolas de todas as regiões do País e pré-selecionou 16 iniciativas. Em maio deste ano a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra teve a iniciativa “Nossas Mãos Podem Salvar o Planeta – LIXO transformado em arte” indicada por um comitê do Akatu e da Braskem como o mais inovadora. A Escola Sagrada Família, de Rolante (RS), e a Escola Estadual Eva Carminatti, de Porto Alegre (RS), tiveram suas iniciativas entre 16 semifinalistas e também foram convidadas a participar da visita, no início do mês de julho, a Triunfo.

Além da viagem, a escola vencedora terá seu projeto divulgado por meio de uma videorreportagem, que será realizada pelo Akatu e pela Braskem.

A vivência incluiu visitas à Estação Ambiental da Braskem, à fábrica da Braskem, à Cooperativa Recicladora Dois Irmãos e à empresa Suzuki Recicladora. Para os alunos, esta foi uma oportunidade de vivenciarem de perto o ciclo do plástico, desde a produção, passando pelo processamento, até a sua transformação em novos produtos, e chegando até o descarte correto para reciclagem.

 

No caminho do plástico: da produção até a reciclagem

Durante a ida à fábrica da Braskem, na cidade de Triunfo (RS), as crianças fizeram um passeio guiado nas instalações da unidade de produção, aprendendo sobre o ciclo produtivo do plástico e do plástico verde. Já na Cooperativa Recicladora Dois Irmãos, na cidade de Dois Irmãos (RS), acompanharam o processo de triagem e reciclagem de materiais.

A professora Eleni ressalta que, ao observar as etapas do ciclo da reciclagem, os alunos perceberam como muitos resíduos ainda são descartados de forma incorreta pela população. “Ali ficou bem nítido como nós, consumidores, precisamos de educação em relação ao consumo. Um erro de nossa parte na separação dos materiais é capaz de prejudicar todo o processo de reciclagem”. A última etapa do passeio aconteceu na empresa Suzuki Recicladora, que fabrica sacos feitos de plástico verde e madeira plástica produzida com material reciclado, utilizada na confecção de móveis e utensílios de decoração.

Além do projeto

Para Silvia Frei de Sá, líder de projetos do Instituto Akatu, os resultados da visita foram muito além da capacitação dos alunos sobre o tema do consumo consciente. “Foi um momento importante para a troca de conhecimento entre as escolas, que puderam falar sobre suas diferentes realidades e experiências de vida” comenta Silvia, que acompanhou os estudantes do Mato Grosso na viagem.

Ainda durante a viagem, os alunos da escola Luiza Nunes Bezerra foram ao cinema assistir o filme “A Era do Gelo 4” em 3D — uma experiência nova até então para muitos da turma. Familiarizados com a arte através do projeto realizado em sua escola, eles também visitaram o Museu Iberê Camargo. No local realizaram uma oficina de desenho e observaram obras de artistas como Tomie Ohtake, Ione Saldanha e Iberê Camargo.

“Foi muito significativo visualizarmos outros horizontes. Isso agrega valor ao nosso conhecimento, pois vemos que existem outras possibilidades para enriquecer o trabalho que já fazemos. Como lidamos com a mudança de hábito em nossa escola, e isso leva algum tempo, nosso projeto não tem data para acabar”, finaliza a educadora.

A Braskem é apoiador estratégico do Akatu. A Braskem e o Faça Parte são parceiros do projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”.

 

Veja mais fotos

 

 

 

Leia mais:
– Akatu leva estudantes para conhecer fábrica de plástico mais sustentável
– Akatu, Braskem e Faça Parte apoiam e divulgam iniciativas escolares sobre consumo consciente
– Akatu, Braskem e Faça Parte levam projeto para 1.577 escolas do Brasil

Siga no twitter.
Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também