loader image
31.05.11 às 17:24

Após Dia do Meio Ambiente, Akatu continua com ações comemorativas

Ideia é sensibilizar o público e mostrar o poder que ele tem nas mãos como consumidor consciente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Instituto Akatu, em parceria com a SOS Mata Atlântica, a Carta da Terra e o Conjunto Nacional,  dá continuidade às ações comemorativas do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (5/6). O espaço do condomínio acolhe até o próximo dia 10 de junho exposições, debates, interações com o público, oficinas com material reciclável e exibição de filmes. O evento tem o apoio do Cine Livraria Cultura, da Virada Sustentável, da Associação Brasil SGI, do Instituto Cultural Barong e da Auwe Digital. Veja programação completa abaixo.

A Semana começou com a exposição “Sementes da Mudança: A Carta da Terra e o Potencial Humano”, e, na sequência, teve um flash mob provocando o públco para refletir sobre sua condição de consumidor no mundo. A atividade “Humanidade Papelão, Desencaixe-se” foi coordenada pelo Coletivo Contrafilé. Artistas brincaram com caixas de papelão, na rua e por todo o Conjunto Nacional, e interagiram com o público para mostrar o quanto o consumo desenfreado pode sufocar. “A ideia foi criar um estranhamento nas pessoas, questionar os padrões de produção e consumo e a necessidade de mudança”, diz Clara Camargo, representante do Akatu na organização do evento.

O Akatu também mantém um estande com publicações e banners em frente ao Horsa I, para divulgar informações sobre o consumo consciente e como praticá-lo facilmente no dia a dia. Qualquer pessoa poderá fazer gratuitamente, em segundos, o Teste do Consumidor Consciente (TCC), para saber se o seu estilo de vida é sustentável e de que forma influencia positiva e negativamente a si mesmo, a sociedade e o meio ambiente. O teste avalia desde o consumo de produtos e serviços até o descarte de resíduos.

No local, são gravados depoimentos para veicular este material tanto nas redes sociais (twitter, facebook e Orkut) quanto aqui, no portal, como forma de incentivar às boas práticas dos consumidores conscientes. O objetivo é gerar uma galeria de pessoas que possam trocar experiências simples e multiplicar resultados inovadores e mobilizadores na gestão da água, da energia e do lixo, na fiscalização de estabelecimentos e fornecedores, para que sejam cada vez mais responsáveis, na identificação de cadeias produtivas mais limpas e no alerta sobre empresas que dizem uma coisa, mas fazem outra. O já famoso “greenwashing”.

É só o poder do consumidor consciente que pode contribuir para que os negócios sejam realmente sustentáveis. E a rapidez e a possibilidade de democracia da internet oferecem e multiplicam este poder.

Serviço

O que: Semana do Meio Ambiente e Virada Sustentável no Conjunto Nacional

Onde: Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2073 – esquina com Rua Augusta. Melhor acesso: metrô Consolação (Linha Verde)

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 3 (sexta-feira)

10h: Abertura da Semana do Meio Ambiente

Espaço Cultural Conjunto Nacional – Piso Térreo

Participação dos representantes do Condonínio Conjunto Nacional, Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Fundação SOS Mata Atlântica e Carta da Terra Brasil.

12h: Flash Mob

Espaço Cultural Conjunto Nacional – Piso Térreo

Artistas urbanos comandam atividade aberta ao público sobre consumo no nosso dia-a-dia, com o intuito de sensibilizar as pessoas para a importância de se realizar escolhas mais conscientes.

Dias 3, 4, 7 e 9

Das 11h às 12h30: Oficinas de material reciclável

Espaço Cultural Conjunto Nacional – Piso Térreo

Aproveitar materiais recicláveis para transformá-las em flores e brinquedos. Esse é o intuito da oficina que será realizada pelos artesãos da Cooperaacs (Cooperativa Social de Arte Alternativa e Coleta Seletiva).
De 3 a 10

Das 11h às 12h30: Oficinas de material reciclável

Espaço Cultural Conjunto Nacional – Piso Térreo

Aproveitar materiais recicláveis para transformá-los em flores e brinquedos. Esse é o intuito da oficina que será realizada pelos artesãos da Cooperaacs (Cooperativa Social de Arte Alternativa e Coleta Seletiva).

 

Das 10h às 20h: Exposição e estande SOS Mata Atlântica

Espaço Cultural Conjunto Nacional – Em frente ao Horsa I

Trajetória da Fundação SOS Mata Atlântica e seu Programa de Voluntariado e comercialização de produtos institucionais.

Das 10h às 20h: Teste do Consumidor Consciente

Espaço Cultural Conjunto Nacional – Em frente ao Horsa I

Aplicação e resultado do Teste do Consumidor Consciente, no estande do Instituto Akatu. Distribuição de material e exibição de vídeos e cartazes sobre o tema.

 

De 3 de junho a 29 de julho

Das 7h às 22h: Instalação “O Fazedor de Montanhas”

Espaço Cultural Conjunto Nacional

Provocar o questionamento sobre o problema do excesso de lixo gerado pelo homem. Inaugurada em setembro de 2006, essa é a proposta da instalação “O Fazedor de Montanhas”, que recebe esse nome em referência à montanha de resíduos que é produzida todos os dias. A instalação dá a oportunidade para que as pessoas reflitam sobre a situação dos catadores de rua.

 

 

De 2 a 10 de junho

Das 10h às 22h: Exposição “Sementes da Mudança: A Carta da Terra e o Potencial Humano”

Espaço Cultural Conjunto Nacional

A exposição, premiada na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em 2002 em Joanesburgo foi criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) e Earth Charter International. É composta por 30 painéis organizados em torno dos quatro princípios gerais defendidos na Carta da Terra:  1) Respeito e cuidado com a comunidade da vida;  2) Integridade ecológica; 3) Justiça social e econômica; 4) Democracia, não-violência e paz.
De 3 a 10 de junho de 2011

Das 10h às 20h: Bazar Sustentável da Loja Social – Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) e do Instituto Ecotece

Espaço Cultural Conjunto Nacional

 

Dia 4 – sábado

11h: Filme “Uma Revolução Silenciosa”

Cine Livraria Cultura – Sala 2 – Sessão Gratuita

Direção de Cory Taylor, com narração pela atriz Merryl Streep. Considerando toda a preocupação sobre o estado do meio ambiente da Terra, o filme mostra como as atitudes de pessoas comuns podem afetar os problemas em nível global.

 

11h: Filme “Testemunhos de Hiroshima e Nagasaki: O Brado das Mulheres pela Paz”

Cine Livraria Cultura – Sala 2 – Sessão Gratuita

Produzido em memória das vitimas do bombardeio atômico americano sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, na Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de transmitir o poder maligno das armas nucleares para nunca mais serem utilizadas. É um material educativo em apoio à campanha “People´s Decade for Nuclear Abolition” (Década das Pessoas em prol da Abolição Nuclear) lançada pela Soka Gakkai Internacional.

15h: Palestra “Atlas da Mata Atlântica, 25 anos de monitoramento”

Sala de artes da Livraria Cultura – 2º andar – Sessão Gratuita

Márcia Hirota, Diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, conduzirá um bate-papo sobre os novos dados do Atlas da Mata Atlântica desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e o INPE. O levantamento monitora mais de 3000 municípios em 16 dos 17 estados do Bioma.

 

 

Dia 9 – quinta

10h: Debate sobre Política Nacional de Resíduos: experiências e desafios, seguido de exibição gratuita do documentário “O Fazedor de Montanhas”

Cine Livraria Cultura – Sala 2

O documentário “O Fazedor de Montanhas” é baseado na moderna teoria do caos e abrange o fenômeno do lixo em todas as suas perspectivas, porque a sua produção não é um feito puramente mecânico, físico e urbano, mas uma realidade que convive com o homem desde a sua origem. O documentário não pretende dogmatizar ou consagrar verdades, mas sim provocar e levar o expectador ao desafio de pensar.

Participam do debate:

– Estanislau Maria de Freitas Jr, Coordenador de Comunicação do Instituto Akatu,;

– Nina Orlow, Integrante da rede das Agendas 21 Locais, do Movimento Nossa São Paulo e do Movimento pelos Objetivos do Milênio;

– Eduardo de Paula, Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis;

– Vilma Peramezza, Gerente Geral e Síndica do Condomínio Conjunto Nacional.

Exposição Permanente: Espiral

Espaço Cultural Conjunto Nacional

Obra do artista Nido Campolongo, composta de 34 anéis de compensado laminado, preenchidos por diversas texturas e cores, resultantes das etapas de transformação de matérias recicláveis como alumínio, pet, papelão, madeira, entulho e outros elementos. Inspirada na obra O Método 2, a vida da vida, do filósofo Edgard Morin, a ‘Espiral’ aborda dois aspectos na sua linguagem visual: um de característica não representativa, de qualidade reduzida à sua totalidade, sem relação com nenhuma outra coisa, com finalidade meramente estética; outro, de aspecto representativo, relaciona-se com as práticas socioambientais de organizações e empresas paulistanas.

 

 

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também