loader image
22.12.15 às 14:40

Aplicativos de consumo consciente alcançam 70 mil downloads

Apps ajudam o consumidor a fazer escolhas mais equilibradas e a economizar recursos naturais

Os quatro aplicativos de consumo consciente lançados pela parceria entre a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com oe o Instituto Akatu já alcançaram 70 mil downloads nas versões Android e iOS desde o lançamento do primeiro app, em setembro de 2014.

Os aplicativos Nossa Água, Nossa Energia, Nossa Alimentação e Nosso Transporte fazem parte da iniciativa Nosso Consumo, projeto que tem o objetivo de conscientizar a população sobre como o desperdício, o consumo exagerado e a falta de controle impactam negativamente o indivíduo, seu bolso, a sociedade e o planeta.

Os quatro apps fazem parte do programa de educação financeira da Febraban por meio do portal Meu Bolso em Dia.

Primeiro app lançado pela parceria, o Nossa Água foi idealizado para ajudar o brasileiro a economizar água e ainda aprender a cuidar melhor desse recurso natural por toda a vida. Além de dicas, o app oferece uma calculadora de banho, que contabiliza em litros o consumo de água conforme o tempo no chuveiro e ainda mostra um ranking do gasto em relação ao banho anterior. Outra utilidade do aplicativo está no jogo “O Encanador”, em que o usuário deve emendar vazamentos nos canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação.

O Nossa Energia, segundo aplicativo da parceria, foi lançado em novembro de 2014. Assim como no app sobre a água, o destaque da ferramenta é a sua calculadora, que contabiliza em Kw (kilowatt) o gasto conforme a quantidade de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que o usuário tem em sua residência.  Outra utilidade do app está no game “Apagão”, em que o usuário deve apagar todas as luzes de um prédio. Quem apagar mais luzes ganha mais pontos no ranking geral.

O aplicativo Nossa Alimentação, lançado em dezembro de 2014, veio para motivar o usuário a consumir com consciência e sem desperdício. A ferramenta possibilita a criação de listas de compras e, dessa forma, o usuário pode incluir os alimentos que comprará no mês com as devidas quantidades e ainda citar os valores exatos que foram pagos no supermercado. O game batizado de “Jogo come bem” estimula os participantes a cortar os alimentos prejudiciais à saúde.

Lançado em maio deste ano, o app Nosso Transporte tem o objetivo de auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes ao se locomoverem pela cidade visando equilíbrio ecológico, social e financeiro. A ferramenta oferece dicas de transporte, economia, saúde e meio ambiente.

Uma função oferecida pelo aplicativo é a Calculadora Transporte Consciente. O usuário insere o preço do combustível em sua região, o valor do transporte público e o endereço de destino. A ferramenta compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário, caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé. O aplicativo ainda traz o Jogo Catalisador. Nele o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera.

Os aplicativos estão disponíveis para download no Google Play e na Apple Store. 0 hotsite da iniciativa Nosso Consumo detalha os projetos dos apps, traz depoimentos de usuários, as novidades, disponibiliza os downloads das ferramentas e está disponível em http://nossoconsumo.meubolsoemdia.com.br.

Leia mais:

Você é um consumidor consciente? Faça o teste e descubra!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também