loader image
13.09.16 às 11:09

Aplicativo ZIIT usa energia renovável para carregar celular

O app, desenvolvido pelo Instituto Totum, dá a possibilidade ao consumidor de escolher qual tipo de energia quer utilizar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Já pensou recarregar seu celular com energia renovável? Pois isto já é possível graças ao aplicativo ZIIT, lançado no dia 31 de agosto, durante a 7ª edição do Brazil Wind Power, no Rio de Janeiro (RJ). O app, inédito no mundo, foi desenvolvido pelo Instituto Totum , responsável pela gestão do Programa de Certificação em Energia Renovável criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel).

E como funciona? O primeiro passo é instalar o app  nos sistemas operacionais IOS e Android. Está disponível gratuitamente para download (clique aqui para baixar). O ZIIT monitora a energia utilizada para o carregamento de celulares e adquire o CER ( Certificados de Energia Renovável) em função da escolha da fonte renovável pelo usuário: solar, eólica, biomassa ou hídrica. O Instituto Totum garante que, para cada watt-hora (Wh) consumido pelo aparelho celular foi gerado um Wh equivalente de uma das fontes de energia renováveis escolhidos pelo consumidor.

O Instituto Totum coordena o programa de certificação de energia renovável no Brasil, e é o emitente local dos RECs (cada certificado equivale a 1 MWh de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis). Cabe ao Totum a responsabilidade pela verificação dos empreendimentos de geração de energia no País e a respectiva emissão dos certificados.

Consumo consciente
O app ZIIT aproxima a geração de energia limpa do consumidor final, pois dá a possibilidade ao usuário de escolher qual energia renovável quer utilizar: solar, eólica, biomassa ou hídrica. Todas elas são limpas, não poluem e não emitem gases de efeito estufa – causadores do aquecimento global e das grandes Mudanças Climáticas planetárias. Iniciativas como essa devem ser valorizadas por todos. Consumir energia de forma consciente é optar por fontes mais sustentáveis já existentes, e demandar do mercado soluções de qualidade e em quantidade adequadas.

Leia mais:

Brasil é um dos dez maiores investidores em energia renovável do mundo, segundo o PNUMA

Energias renováveis batem recorde em 2015

Mais energia renovável, menos gastos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também