loader image
25.04.17 às 17:09

Aplicativo alerta para prazo de validade dos alimentos

App para Android dá informações de 14 categorias de alimentos, com dicas para preservar o seu frescor.

Quem nunca lamentou ter esquecido, no fundo da geladeira, uma comidinha deliciosa que acabou estragada? Um aplicativo gratuito de celular foi criado para evitar esse problema, pois ajuda a administrar os alimentos da despensa e da geladeira, evitando que elas acabem no lixo.

O app Food Keeper tem informações do tempo de validade de algumas categorias de alimentos como aves, bebidas, carne, comida de bebê, condimentos e molhos, congelados, delicatessen e comidas prontas, frutos do mar, grãos, feijões e massa, industrializados de longa duração, laticínios e ovos, legumes e frutas, proteínas vegetarianas, pães, tortas e bolos.

São fornecidas informações para diferentes tipos de armazenamento – o prazo de validade no freezer ou na geladeira, por exemplo. O app sincroniza com a agenda do usuário e permite definir um alerta para a data de vencimento do alimento. Há também dicas para preparar os alimentos e manter o valor nutricional – note que os padrões de unidades de medida não são os mesmos que os adotados no Brasil.

Segundo estimativa das Nações Unidas, a quantidade de alimentos desperdiçados no mundo seria suficiente para alimentar mais de 800 milhões de pessoas, que é quase a quantidade de pessoas que passam fome no mundo. A estimativa é que 28% dos alimentos que chegam ao final da cadeia de suprimentos em países latino-americanos são desperdiçados.

Além disso, a produção de alimentos tem um forte impacto no meio ambiente. O desperdício de alimentos também traz desperdício de água, além de uma grande emissão de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global.

Segundo dados da FAO, se o desperdício de alimentos no mundo se concentrasse em um país fictício, este país teria o maior consumo de água do mundo (maior que o da China ou da Índia, com seus mais de 1 bilhão de habitantes cada um) e a terceira maior emissão de gases de efeito estufa do mundo (abaixo apenas da China e dos Estados Unidos).

Criado pelo Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o app Food Keeper foi traduzido pela Embrapa para o português. O Food Keeper está disponível para a plataforma Android pode ser baixado e usado gratuitamente no link http://play.google.com/store/apps/details?id=gov.usda.fsis.foodkeeper

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também