loader image
16.02.17 às 15:52

Aplicativo evita que produtos próximos à data de vencimento acabem no lixo

Grupo desenvolveu solução tecnológica para evitar o desperdício, na Campus Party 2017

Quando passa a data de validade de um produto que está à venda, não tem jeito: ele vai para o lixo. Para reduzir esse desperdício, um grupo de engenheiros desenvolveu o BestB4, um aplicativo colaborativo que permite oferecer e comprar produtos antes que eles percam a validade.

Há uma ferramenta de busca no aplicativo que permite procurar pelo nome do produto e localizar as ofertas em uma região definida. O preço, a quantidade e a data de vencimento são informados ao usuário, para que ele decida se vale a pena fazer a compra.

O BestB4 recebeu menção honrosa no Big Hackathon, promovido pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Instituto Campus Party, realizado em janeiro na Campus Party, com apoio do Sebrae. Em sua décima edição, o Campus Party se uniu ao Pnud para propor um desafio a seu público: desenvolver soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também fomentar o empreendedorismo inovador.

Foto: Grupo desenvolveu protótipo funcional para o Big Hackaton, agora busca recursos para desenvolver app comercial – Crédito: Divulgação

Quando fazia compras no supermercado, o engenheiro Ítalo Alberto Nascimento Sousa, de 23 anos, teve a ideia de criar o aplicativo. “Ouvi uma conversa dos funcionários do supermercado que lamentavam que não poderiam levar para casa os produtos próximos à data de vencimento, que logo seriam jogados no lixo.

Pensei que seria legal trabalhar em uma solução tecnológica que evitasse esse desperdício”, conta. Na mesma semana, Ítalo apresentou a ideia aos quatro colegas da sua equipe do Big Hackathon, que concordaram em desenvolver o protótipo funcional para a disputa. O trabalho consumiu 40 horas da equipe.

Com a chancela do Pnud, o grupo que desenvolveu o BestB4 está buscando recursos para desenvolver a versão comercial do aplicativo. Ferramentas tecnológicas como o BestB4 contribuem para a produção e o consumo conscientes, com benefícios tanto para a sociedade como para o meio ambiente. “Há um prejuízo quando um produto é jogado no lixo, pois há gastos na sua produção, na sua embalagem, no seu transporte. Falta uma comunicação entre as partes interessadas para que essa situação mude”, disse Ítalo.

Saiba mais sobre o BestB4 no site do Big Hackaton

Leia mais:

A tecnologia digital a favor dos ODS

Smurfs promovem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também