Aplicativo ajuda a reduzir trabalho infantil na Colômbia

Tecnologia permite que as pessoas identifiquem e encaminhem ocorrências para assistentes sociais

Em todo o mundo, 72 milhões de crianças não frequentam a escola e, por isso, estão vulneráveis ao trabalho infantil. Enquanto os países da ONU se empenham para garantir educação básica de qualidade para todos – que é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio* -, uma iniciativa pontual na Colômbia está ajudando a fazer com que os pequenos parem de trabalhar. E pode servir de inspiração para outras nações.

Trata-se do aplicativo Kid Rescue (resgate de criança, em inglês), que ajuda a denunciar o trabalho infantil local e já foi baixado por centenas de pessoas na App Store. Naquele país, 1,6 milhões de crianças não frequentam a escola, sendo que metade delas trabalha nas ruas. O maior desafio para reduzir esta estatística? Identificar cada criança e o lugar onde ela trabalha.

Com o Kid Rescue no iPhone, iPod touch ou iPad, qualquer pessoa pode ajudar nessa tarefa. Basta fazer um “chek-in” no lugar onde o menor está trabalhando, se possível tirar uma foto dele e postá-la. O usuário também pode fornecer informações adicionais, como nome da criança, o tipo de trabalho que está exercendo e a idade aproximada.

Os dados são reunidos em um site, com acesso apenas para assistentes sociais que trabalham para resgatar crianças das ruas da Colômbia, ligados à Fundação Telefônica. De acordo com a instituição, mais de mil crianças já foram identificadas e 67 foram tiradas da rua. Uma boa inspiração a programadores de outros países!

No Brasil, por exemplo, 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos realizam algum tipo de trabalho. Os menores de 14 anos, proibidos de trabalhar por lei, são 700 mil, segundo o IBGE. Como a tecnologia poderia nos ajudar a acabar com esta situação?

Vale lembrar que denúncias sobre exploração de mão de obra infantil podem ser feitas para a Secretaria Especial de Direitos Humanos, pelo número 100 ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br.

Assista ao vídeo em inglês sobre o Kid Rescue.

Leia aqui a notícia original.

Leia também:
-Concurso premia boas práticas na erradicação do trabalho infantil

Siga no twitter.
Curta no facebook.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: