loader image
31.05.11 às 17:03

Ano que vem, Dia do Meio Ambiente completa 40 anos

A cada celebração, um tema orienta as atividades; veja qual foi o foco das comemorações nas últimas 6 edições
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

No ano passado, o tema do WED foi “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”, que refletia o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta.

Em 2009, “Seu planeta precisa de você: unidos contra as mudanças climáticas” foi o tema escolhido para alertar sobre urgência de as nações atuarem de maneira conjunta e harmônica para combater as mudanças climáticas.

“Kick the Habit! Towards a Low Carbon Economy”, algo como “Chute o hábito! por uma economia com baixo carbono” foi tema de 2008.

Em 2007, foi “O degelo, um tema quente?”, escolhido para apoiar o Ano Polar Internacional, voltado para os efeitos que a mudança climática provocava e provoca nos ecossistemas e nas comunidades polares, e as consequências que esses efeitos terão no mundo inteiro.

Em 2006, o tema escolhido foi “Não à desertificação das zonas áridas!”, onde vivem 2 bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial.

Em 2005, o mote “Cidades verdes – plano para o planeta!” buscou discutir a vida urbana sustentável e melhorar a qualidade de vida em todas as dimensões das cidades, como energia, redução de dejetos, projetos urbanos, mobilidade, saúde ambiental, água, violência, lazer.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também