loader image
04.12.10 às 10:10

Amigos da Escola distribui 100 mil cartilhas “Sou Mais Nós”

Publicação do Akatu atingirá cerca de 5 mil escolas do país e 1 milhão de alunos, segundo estimativa dos realizadores do programa
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O projeto Amigos da Escola, desenvolvido em parceria com o Akatu, está divulgando mais uma vez o conceito do Consumo Consciente em escolas de todo o país. As escolas cadastradas no projeto 2007/2008 estão recebendo uma carta de confirmação de inscrição e o material necessário para executar as atividades de voluntariado. O programa Amigos da Escola é realizado pela Rede Globo, parceira mantenedora do Instituto Akatu.

Ao todo, são cinco mil escolas com 1 milhão de alunos, segundo a estimativa dos organizadores do projeto. Entre o material encaminhado cada uma receberá 20 exemplares da cartilha “Sou Mais Nós”, gerando uma soma de 100 mil impressões. A publicação do Akatu trata dos impactos do consumo de água, energia e descarte de lixo sobre a sociedade e o meio ambiente.

As publicações contidas no kit enviado pelo projeto Amigos da Escola são de interesse educacional. “Cabe à escola avaliar o melhor uso, seja nas atividades curriculares ou extracurriculares, trabalhando com os voluntários”, diz Flávio Guimarães, gerente de Projetos Sociais da TV Globo.

Segundo Guimarães, o projeto busca, com o envio desses kits, contribuir para o desenvolvimento de atividades, seja como fonte de pesquisa ou como inspiração para criação de outras ações. “A idéia é atuar como uma rede para que o material chegue até a ponta”, diz ele.

Em 2006, o Amigos da Escola trabalhou nas escolas com o tema “Cidadania e Desenvolvimento Sustentável”, com enfoque nos hábitos de consumo, em quatro dias do ano, chamados “dias temáticos”. Nestes dias, o assunto é trabalhado nacionalmente, com atividades que despertam a reflexão sobre a relação entre consumo consciente e cidadania. No ano passado, participaram  22 mil pessoas, entre estudantes, professores e voluntários de escolas, em 17 Estados brasileiros.

Além da produção da cartilha “Sou Mais Nós”, em 2006 o Instituto Akatu sugeriu atividades para serem realizadas pelos alunos, pais, professores e voluntários nos dias temáticos. Uma delas inclui a utilização da Árvore do Consumo Consciente (disponível em www.akatu.org.br) pelos grupos de alunos, para que eles mesmos criem e levem para casa um programa de consumo consciente de água e energia.

Em Juiz de Fora (MG), a Escola Municipal Deputado Olavo Costa, acolheu outra sugestão do Akatu, e realizou uma feira de artesanato com produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis. Os produtos foram feitos pelos integrantes da escola. Nesse caso, o objetivo é reforçar o conceito de “reutilização” de produtos consumidos, aproximar a escola da comunidade, disseminando o tema consumo consciente, sustentabilidade e cidadania.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também