loader image
31.12.10 às 4:36

Amigos da Escola ajuda a levar o consumo consciente a 22 mil pessoas

Atividades foram realizadas por estudantes, professores e voluntários de escolas de 17 estados brasileiros
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Atividades que despertam a reflexão sobre como o consumo consciente é um ato de cidadania que contribui para o desenvolvimento sustentável foram realizadas por 22 mil pessoas, entre estudantes, professores e voluntários de escolas de 17 estados brasileiros. A ação é resultado de um trabalho conjunto entre o Instituto Akatu e o projeto Amigos da Escola, da Rede Globo, parceira mantenedora do Instituto Akatu.

Além das atividades, um texto do Instituto Akatu, sobre a reflexão de como o consumo consciente contribui para a sustentabilidade, foi enviado a 30 mil de escolas cadastradas no projeto Amigos da Escola.

O Amigos da Escola está trabalhando o tema “Cidadania e Desenvolvimento Sustentável”, com enfoque nos hábitos de consumo, onde os participantes são chamados a refletir sobre a necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico às questões ambientais e sociais. As atividades foram realizadas no dia 14 de agosto, terceiro “dia temático” do ano, quando um único assunto é trabalhado nacionalmente em diversas ações promovidas pelas escolas. Neste dia, os estudantes participaram de palestras, cursos, feiras, exposições e shows, entre outras atividades. As experiências com mais destaque são divulgadas em espaços jornalísticos da TV Globo.

Em Juiz de Fora (MG), a Escola Municipal Deputado Olavo Costa adotou algumas sugestões do Instituto Akatu para trabalhar o tema em atividades extra-curriculares, como em uma feira de artesantato com materiais recicláveis, além das discussões sobre o assunto em sala de aula. “Foi muito interessante”, conta  Leny Cardoso Kistemann, diretora do colégio. “Os alunos e os pais tiveram um envolvimento grande”. Especialmente para os pais dos alunos, a escola organizou uma palestra sobre reutilização integral dos alimentos, promovida por uma nutricionista.

Para a diretora, a importância de se trabalhar o tema em sala de aula é levar as noções de sustentabilidade e consumo consciente para as crianças. “As crianças são as multiplicadoras, são elas que vão passar para a família o que aprenderam na escola”, diz.

No site do Amigos da Escola  é possível encontrar mais informações sobre o programa, bem como sugestões do Instituto Akatu de atividades que promovem o entendimento sobre o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também