loader image
18.11.12 às 0:00

Amcham apresenta empresas vencedoras do Prêmio ECO 2012

A lista dos premiados foi divulgada em 12/11 pela Amcham
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

São treze as empresas vencedoras do Prêmio ECO 2012, pioneiro no reconhecimento de práticas sustentáveis no setor privado brasileiro. Duas delas – Santander e Nivea – são apoiadoras do Instituto Akatu. A lista dos premiados foi divulgada em 12/11 pela Amcham e a cerimônia de entrega dos troféus ocorre no dia 11/12, em um almoço na Amcham – São Paulo.

Os ganhadores estão distribuídos nas duas modalidades do troféu: Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade (Elis); e Práticas de Sustentabilidade – essa subdividida nas categorias Sustentabilidade em Produtos e ou Serviços e Sustentabilidade em Processos. O total é de 15 troféus.

Neste ano, o número de premiados cresceu. Em cada uma das categorias, foram cinco os projetos vencedores, sendo três de grandes empresas e dois de pequenas e médias.

A categoria Elis reconhece os melhores modelos de negócios e estratégias que incorporam a sustentabilidade. Os vencedores foram:

– Elektro(grande porte)

– IBM (grande porte)

– Schneider do Brasil (grande porte)

– Pontal (pequeno e médio portes)

Vedic (pequeno e médio portes)

Na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Processos, ganharam:

BDF Nivea (grande porte)

– Diageo (grande porte)

Procempa (grande porte)

Korin (pequeno e médio portes)

Pontal (pequeno e médio portes)

Já na categoria Produtos da modalidade Práticas de Sustentabilidade, venceram:

– Embraer (grande porte)

Duratex (grande porte)

Santander (grande porte)

Precon (pequeno e médio portes)

Vedic (pequeno e médio portes)

 

Cerimônia

Para a cerimônia de 11/12, foi convidada a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Estão confirmadas as participações de Eduardo Wanick, presidente e CEO da DuPont América Latina e presidente do Conselho da Amcham; Ricardo Abramovay,titular do Departamento de Economia da FEA/USP e autor do livro Muito Além da Economia Verde(Planeta Sustentável, 2012); e Jacques Marcovitch, especialista em pioneirismo empresarial, estratégia e inovação e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Já prestigiaram a cerimônia do Prêmio ECO, como convidados especiais, nomes como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; a ex-primeira ministra da Noruega e criadora do conceito de Desenvolvimento Sustentável, Gro Harlem Brundtland; Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton (1993-2001) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007; e, em 2010, Jeremy Rifkin, economista, mentor da Terceira Revolução Industrial e autor de 17 bestsellers sobre sustentabilidade. Em 2011, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e então candidata à Presidência da República, também esteve presente.

Lançado pela Amcham em 1982, o Prêmio ECO é pioneiro no reconhecimento de companhias que adotam práticas sustentáveis no Brasil. Desde 1982, o Prêmio ECO já mobilizou 2.117 companhias brasileiras e multinacionais. Elas foram responsáveis pela inscrição de 2.630 projetos.

Para saber mais sobre o prêmio, visite www.premioeco.com.br

 

O Santander e a Nívea são apoiadores do Akatu.

 

Siga no twitter.

Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também