loader image
15.10.13 às 15:23

“Alimentação em Foco”: Akatu debate alimentação saudável e sustentável

Evento traz à pauta os desafios e possíveis soluções para se alcançar alimentação saudável, segura, acessível e sustentável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Educação alimentar para a sustentabilidade foi um dos temas debatidos pelo Instituto Akatu durante o evento Alimentação em Foco, realizado no dia 7 de outubro, em São Paulo. Organizado pela Fundação Cargill com o objetivo de promover uma discussão abrangente sobre alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, o encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre profissionais do segmento alimentício, de empresas, do poder público, nutricionistas, estudantes e imprensa.
Dalberto Adulis, gerente de Conteúdos e Metodologias do Akatu, abordou a importância do consumo consciente e da alimentação sustentável e lembrou do problema do desperdício de alimentos. Reforçou que a maior parte do desperdício acontece nas atividades na produção, antes do alimento chegar ao consumidor, e da importância do papel do consumidor para a mudança desse cenário demandando das empresas que transformem seus processos de produção para minimizar esses efeitos. Adulis destacou ainda a necessidade de iniciativas de educação alimentar, que discutam não só questões relacionadas à saudabilidade dos alimentos, mas também a sustentabilidade da produção, os impactos no meio ambiente e nas formas de preservação.

Participaram também do debate a presidente da Fundação Cargill, Valéria Militelli; Alfredo Halpern, médico endocrinologista especialista em obesidade e criador da Dieta dos Pontos; André Nassar, sócio da Consultoria Agroicone, especializada em agronegócio, produção e acesso à alimentação; e a diretora do Instituto Alana, Isabella Henriques, que abordou aspectos da segurança alimentar e da importância da educação para uma alimentação de qualidade, além dos efeitos da publicidade de alimentos nas crianças menores de 12 anos.

O painel consolidou o novo posicionamento da Fundação Cargill, que está comemorando 40 anos e tem sido um agente transformador nas localidades e causas em que atua, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor. A escolha de outubro para a realização do evento também está conectada ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

 

Créditos Fotos: Divulgação/Fundação Cargill

Leia também:
– Estudo destaca consequências do desperdício de alimentos
Garoto ajuda a difundir alimentação consciente pelo mundo

 

Siga no twitter.
Curta no facebook.

 

Siga no twitter
Curta no facebook
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também