loader image
11.01.11 às 4:34

Akatu.net lança campanha pelo consumo consciente de água

Site quer mobilizar as pessoas sobre os problemas do desperdício e o uso responsável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Akatu.net, site criado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social para promover o consumo consciente, lança hoje – Dia Mundial da Água – a “Semana pelo consumo consciente da água”. O objetivo da campanha é mobilizar os internautas para fazer ações concretas no seu dia-a-dia de combate ao desperdício de água.

No Akatu.net, o internauta saberá que gestos simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes pode economizar cerca de 34,5 litros de água por dia. Essa economia em um ano chega a 12.592 litros. Este número multiplicado por quatro, que é a quantidade média de pessoas em uma família brasileira, chega a 50.370 litros por ano.

“Ao multiplicarmos estes números por cinco milhões, que é a quantidade estimada de internautas brasileiros, temos a medida de como um gesto simples e concreto pode ter um enorme efeito positivo sobre a realidade”, diz Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, ONG gestora do site Akatu.net. “Precisamos ter clareza de que a água é um recurso finito e somente o consumo consciente e racional pode evitar a sua escassez, que já é dramática em muitos países.”

A campanha do Akatu.net inclui informações e curiosidades sobre o consumo da água, entrevistas com especialistas e textos de apoio. Além de participar da campanha fazendo gestos concretos de consumo consciente de água, os internautas poderão também mobilizar amigos e parentes para participar da campanha. Haverá ainda uma enquete na qual os internautas poderão registrar o que fizeram a cada dia para consumir água de forma consciente. Ao final de uma semana, os resultados da enquete serão contabilizados para mostrar quanto os internautas participantes da campanha economizaram de água.

“Mas isto é só o começo. Queremos que os internautas tornem o consumo consciente de água uma prática em suas vidas”, diz Hélio Mattar. “Isto é particularmente importante não apenas porque representa economia de dinheiro para o consumidor, mas também porque tem um enorme impacto na sociedade como um todo. Afinal, devemos lembrar que a cidade de São Paulo, por exemplo, está novamente às vésperas de um racionamento de água. E esta situação se repete Brasil afora e em outros países.”

O Akatu.net é o primeiro site mundial de promoção e vivência do consumo consciente. Foi lançado em 15 de março – Dia do Consumidor. O site possui um shopping virtual no qual o consumidor pode fazer suas compras e repassar o valor da comissão que o lojista virtual paga ao Akatu.net para uma entidade social de sua escolha. Também é possível para o internauta conhecer as políticas e práticas de responsabilidade social das empresas e obter informações sobre a atuação das entidades sociais filiadas.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também