loader image
21.09.11 às 15:52

Akatu vê na construção coletiva das redes uma nova forma de se pensar as ONGs

Debatedores do Social Media Week acreditam que a internet por si só não funciona como fonte de adesão para uma causa
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Ana Wilheim, diretora executiva do Instituto Akatu, Renato Guimarães, da consultoria de sustentabilidade Gestão Origami, e Claudemir Viana, gestor da rede social educativa Minha Terra, acreditam que a descentralização da internet sugere mais democracia nas entidades do terceiro setor e não veem a rede como o local onde nasce o engajamento por uma causa. As declarações foram feitas na mesa Mídias Sustentáveis, do Social Media Week (SMW) em São Paulo, realizada na terça (20/09).

Wilheim falou da importância do Akatu na disseminação do consumo consciente por meio da comunicação e da educação e acredita que a internet fez uma revolução na forma do terceiro setor se organizar: “Um grupo que trabalhe com sensibilização e mobilização deve oferecer conhecimento. O outro passo é dar a oportunidade para que as pessoas que aderem a uma causa sejam atores com contribuições diretas, em vez de apenas receberem uma ordem. A web trouxe esta possibilidade”.

O consultor Renato Guimarães compartilha da mesma opinião que a diretora executiva do Akatu e acredita que tomar esta atitude é assumir que algo pode fugir do controle. “Para o bem e para o mal, a livre expressão das pessoas em relação a uma causa em comum é a novidade que a internet e as redes sociais trazem para as ONGs”, reforça Guimarães.

Se por um lado, a participação do público sobre questões sociais por meio da web foi o mote da mesa Mídias Sustentáveis, Claudemir Viana, gestor da rede social Minha Terra, considera que por mais importante que seja o papel da internet, o virtual ainda não é o lugar onde nasce o engajamento. “Alguém só pode aderir a uma causa, se já a conhece. As redes sociais de internet, por si só, não são a fonte para o engajamento. A educação formal, tanto na família quanto na escola, ainda é a porta de entrada para a mudança de comportamento. O que a web faz é fornecer o conteúdo e gerar pontos de contato entre aqueles que têm uma luta em comum”, diz Viana.
O Social Media Week

Criado em 2009 pela Crowdcentric Media LLC de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Social Media Week (SMW) está hoje em sua terceira edição no Brasil. O evento deste ano é realizado simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Berlim (Alemanha), Los Angeles (Estados Unidos) e em mais oito cidades pelo mundo. O objetivo do SMW é auxiliar grupos e empresas para agregar valor às suas marcas por meio de relações na rede e negócios colaborativos.
O Social Media Week vai até sexta-feira (23/09). Clique aqui para fazer a inscrição e conferir a programação completa do evento.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também