loader image
31.12.10 às 4:49

Akatu participa de seminário sobre consumo em evento do Jornal da Tarde

Palestras abordaram o aspecto legal do ato de compra e Código de Defesa do Consumidor como ferramenta nesse processo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

“O Instituto Akatu participou da primeira palestra da série de seminários Educação Para o Consumo, promovida pelo Jornal da Tarde com o intuito de mostrar aos cidadãos que seus hábitos de consumo interferem na sustentabilidade da vida humana no planeta. O tema do primeiro seminário, “Saber Comprar”, enfocou o Código de Defesa do Consumidor como ferramenta no processo de consumo. A série de exposições é patrocinada pela Serasa e apoiada pelo Akatu.

O evento teve a participação, como palestrantes, de Aron Belinky, gerente de Pesquisas e Instrumentos do Akatu; Robson Campos, da Diretoria de Relações Institucionais da Fundação Procon de São Paulo; e Oswaldo Alves Ferreira Junior, ouvidor do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo.

Aron Belinky abriu a série de exposições para o público com conceitos do consumo consciente e explicou que as mudanças no comportamento dos consumidores são essenciais para que se atinja a sustentabilidade. Em seguida, comentou a importância do Código de Defesa do Consumidor e alertou para as limitações que este conceite apresenta. “Uma das contribuições do Código de Defesa do Consumidor é garantir ao consumidor a auto-estima dentro da sua relação com a empresa”.

Entretanto, ele explica que o conceito de defesa é de certa forma limitante, pois pressupõe um ataque e não expressa com clareza o protagonismo do consumidor no ato de consumo. “A defesa do consumidor é a base para que tenhamos o consumo cidadão, mas não substitui o consumo consciente”, afirma Belinky.

O próximo tema abordado dentro dos seminários do Jornal da Tarde será a publicidade, em evento a ser realizado em janeiro.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também