loader image
01.07.15 às 18:21

Akatu participa da Plataforma Menos é Mais da Rede Globo

Seminário realizado em São Paulo debateu o consumo consciente e série “Menos é Mais” segue em destaque no programa Como Será?

 

O consumo consciente foi centro do debate no Seminário Menos é Mais, realizado pela Rede Globo nesta segunda-feira (29/06), no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O Instituto Akatu esteve presente e destacou a importância da educação da sociedade para o tema. “O consumo consciente não deve ser uma disciplina no currículo escolar, mas um tema transversal nas diversas matérias trabalhadas nas escolas”, afirmou Helio Mattar durante as discussões. O Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente, principal projeto de educação de crianças e jovens do Akatu, foi citado diversas vezes como ação concreta e inspiradora nessa direção. “O Edukatu é o projeto incrível do Akatu para levar Consumo Consciente para a garotada”, afirmou o jornalista André Trigueiro, especializado em ecologia e sustentabilidade, e que mediou o evento.

A roda de conversa tratou do consumo consciente de água, energia e alimentos, além do impacto dos padrões de produção e consumo na vida das cidades e da influência da publicidade nas escolhas de consumo. Participaram do seminário Ricardo Abramovay, professor de Economia da USP e Presidente do Conselho Acadêmico do Instituto Akatu; Lisa Gunn, diretora do Programa Greenpeace Brasil; e Rodrigo Bandeira, cofundador da plataforma Cidades Democráticas.

Curadoria técnica e colaboração
O Seminário faz parte de uma agenda de atividades dentro da Plataforma Menos é Mais da Rede Globo, lançada em março, que se propõe a tratar o tema de atuação do Akatu de maneira transversal na programação da emissora e em suas ações institucionais. Para a concepção e lançamento da plataforma, o Akatu apoiou os organizadores com conteúdo em diversos formatos.

Um dos resultados dessa parceria é o Caderno Globo Consumo Consciente, produzido pela Globo Universidade. Com diversos artigos e entrevistas – uma delas com o diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, e 15 atitudes sustentáveis indicadas pela instituição em água, energia, alimentos, mudanças climáticas, consumo consciente e resíduos –, o conteúdo pode ser acessado on-line e em formato de aplicativo da web.

Outro destaque é a Série Menos é Mais, exibida em quatro episódios no programa Como Será?, apresentado pela jornalista Sandra Annenberg. A série acompanha uma família do Rio de Janeiro que topou o desafio de mudar antigos hábitos para deixar um planeta melhor para as gerações futuras. O Akatu colaborou na concepção da série, com curadoria técnica e fornecendo conteúdos conceituais, como as 6 Perguntas do Consumo Consciente e o Teste do Consumo Consciente, que ajudou a família a medir a consciência de consumo a partir das transformações que realizou ao longo da série. O Teste está disponível no site do programa convidando os telespectadores a medirem o seu grau de consciência nos hábitos de consumo.

Saiba Mais

Instituto Akatu participa da série Menos é Mais, da TV Globo

Você é um consumidor consciente?

Akatu fala das 6 Perguntas do Consumo Consciente na TV Globo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também