loader image
15.10.19 às 19:39

Akatu lança #NovoPF, movimento para o desperdício zero de alimentos

Nova versão do tradicional Prato Feito traz quantidades balanceadas de ingredientes, para não sobrar nada no prato

Você já reparou na quantidade de comida do seu prato? Ou melhor: na quantidade de comida que sobra no seu prato? Para estimular a reflexão sobre o desperdício de alimentos e diminuir sua taxa a partir dos nossos hábitos diários, o Instituto Akatu e a Wunderman Thompson lançam hoje, no Dia do Consumo Consciente, o movimento #NovoPF.

Pois quem já comeu um tradicional Prato Feito sabe: é muita comida pra pouco prato — e que geralmente acaba no lixo. O #Novo PF é uma solução simples, nutritiva e econômica para poupar milhares de toneladas de desperdício todos os dias. 

Clássico atualizado, o #NovoPF traz valores nutricionais balanceados e quantidades de ingredientes suficientes para diferentes níveis de fome, sem que nada sobre no prato. É bom pra todo mundo: pra saúde, pro bolso, pro meio-ambiente e pra sociedade como um todo.

#NovoPF em três versões

A distribuição das quantidades de ingredientes do NovoPF foi pensada em conjunto com uma nutricionista e tem a chancela do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó (SP). Disponível nos tamanhos P, M e G, ele supre as necessidades nutricionais de diferentes tipos de pessoas e evita o desperdício de alimentos.

Confira aqui as quantidades nutricionais do #NovoPF. Você pode usá-las até em casa, na hora de fazer o seu prato.

“O #NovoPF vem para mostrar que pequenas mudanças de hábito em nosso dia a dia podem contribuir muito na diminuição do desperdício de alimentos, um problema sério no Brasil. Não é preciso deixar de comer o que se gosta, mas é possível optar por quantidades mais balanceadas de alimentos, mais de acordo com a nossa fome, para que a chance de sobrar algo no prato seja menor”, diz Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.?

Desperdício de alimentos no Brasil

Os ingredientes que compõem o tradicional Prato Feito são exatamente os mais desperdiçados no Brasil: arroz e feijão (38%), carne (20%) e frango (15%). Por ano, jogamos fora 26,3 milhões de toneladas de alimentos, enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome (FAO). Este montante desperdiçado poderia satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas. Taí uma conta que embrulha o estômago.

Estudo da Embrapa, de 2018, aponta que o alto desperdício de alimentos no Brasil acontece pelos seguintes fatores comportamentais:

  • Preferência por comida fresca à mesa (77%);
  • Necessidade de comprar em grandes quantidades para manter a despensa abastecida (68%);
  • Não importância se houver comida demais na despensa ou na mesa (59%);
  • Preparo de alimentos duas ou mais vezes por dia, reiterando a ideia de que ‘é melhor sobrar que faltar’ (56%)

Compartilhe esse movimento!

Para diminuir o desperdício de alimentos no Brasil, é importante que todos façam a sua parte. O Instituto Akatu convida a refletir sobre seu papel de consumidor e a repensar a quantidade de comida que compõe seu prato e aquela que sobra nele. 

Conheça mais detalhes da campanha aqui e divulgue o #NovoPF nas redes sociais e ajude a conscientizar e mobilizar outras pessoas a não desperdiçar alimentos. Precisamos de todo mundo para que menos comida vá pro lixo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também