loader image
02.12.10 às 16:28

Akatu, HP e Canal Futura lançam hoje série de animações sobre consumo consciente

Primeiro filme será exibido no intervalo entre 22h e 22h30; são dez programas de dois minutos sobre o impacto de cada um na sociedade, na economia e no meio ambiente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Estréia hoje, quarta-feira (8/9), no Canal Futura, uma série de dez animações sobre o consumo consciente e sustentabilidade ambiental. Cada episódio, com dois minutos cada, será exibido durante uma semana nos intervalos da programação da emissora. Hoje vai ao ar no intervalo entre 22h e 22h30.

A iniciativa pretende estimular, entre os telespectadores, reflexões sobre seu poder como consumidor para a construção de um mundo mais sustentável, mostrando como hábitos de consumo saudáveis e conscientes de cada um, podem melhorar os impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade.

A série, que é dirigida principalmente a crianças e jovens, é parte do projeto Consciente Coletivo, uma parceria entre o Instituto Akatu, o Canal Futura e a HP Brasil.

A campanha conta também com a distribuição de kits educativos em mil instituições parceiras do Akatu e do Canal Futura, promovendo debates locais sobre o papel e o poder do consumidor. O material é composto por um DVD com os episódios da série e um livro com reflexões e sugestões para o uso pedagógico do material.

Entre os temas abordados na campanha estão a sustentabilidade, as mudanças climáticas, o consumo de água e energia, o protagonismo, o estilo de vida, entre outros.

Cada filme da série tem uma mesma abertura, com o título “Consciente Coletivo”. Todos começam em um ônibus em movimento, em que o personagem (o consumidor), feito com desenho estilizado e cores fortes, está em pé e carrega muitos objetos. O narrador é um observador externo e usa elementos contidos na cena (dentro ou fora do ônibus) como ponto de partida para a reflexão. A partir de então tem início a ponderação em torno do consumo, de acordo com o tema do episódio. Os vídeos trazem ainda uma dinâmica de narrativa circular, que simboliza processos contínuos de produção, distribuição, consumo, descarte e reciclagem.

A exibição da série é a segunda etapa do programa “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental” do Akatu, apoiado pela HP. Em 2008, o Akatu deu início ao projeto piloto de formação de professores que capacitou mais de 200 educadores e atingiu em torno de 3.000 alunos das redes estaduais de ensino em todas as regiões do País.

“Quanto mais cedo a criança perceber que suas atitudes têm influência direta no mundo em que vivemos, mais chances temos de reverter o quadro de consumo exagerado e de destruição do planeta”, comenta Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A exibição dos vídeos no Futura vai complementar nosso ciclo de sensibilização de professores e jovens, iniciado pelo Akatu nas escolas, além de servir para que instituições educativas sensibilizem seus públicos e a sociedade civil em geral se mobilize”, conclui.

Segundo Lúcia Araújo, gerente-geral do Canal Futura, a sustentabilidade do planeta, do modo de vida e do desenvolvimento estão entre os pilares que orientam a atuação do Canal Futura, seja na programação televisiva ou no trabalho de mobilização. “Por ser um projeto de comunicação para a transformação social e ambiental, que pauta sua atuação televisiva a partir das demandas mais prementes da sociedade, ficamos felizes em participar desse projeto”.

Kami Saidi, diretor de operações para o Mercosul e do Programa de Sustentabilidade Ambiental da HP Brasil, argumenta que a preocupação com o meio ambiente e escolhas conscientes são deveres de todos. “Por meio de estratégias de sustentabilidade da HP e estas parcerias, temos a oportunidade de informar, educar e promover escolhas conscientes que levem em consideração uma gestão integrada do ciclo de vida do produto.” 

Serviço

Como sintonizar o Canal Futura

TV por assinatura: canal 32 da Net; canal 8 da Sky.

Antena parabólica: polarização vertical 20.

UHF: em São Gonçalo e Niterói (ambas no RJ) – canal 18.

O canal também chega a várias cidades pela rede das TVs universitárias

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também