Akatu e UNEP coordenam GT sobre extensão de vida útil dos produtos

Profissionais e empresas podem participar e colaborar na divulgação de casos e na sensibilização de práticas sobre o tema

Desde o início deste mês, o Instituto Akatu está coordenando o Grupo de Trabalho de Extensão de Vida Útil dos Produtos junto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). O objetivo do GT é impulsionar políticas e práticas de extensão da vida útil dos produtos e sensibilizar consumidores a partir da comunicação sobre o tema.. 

Em suas atividades do grupo estão o mapeamento de políticas e rótulos que consideram critérios de extensão da vida útil dos produtos e o estudo de casos. Podem participar do GT profissionais, pesquisadores e formuladores de políticas públicas que trabalhem diretamente com o tema de extensão de vida útil dos produtos e/ou economia circular.  Até dezembro de 2020, o GT pretende promover webinars públicos, divulgar estudos de caso globais sobre iniciativas que aplicam a extensão de vida útil em seus negócios e coletar informações pertinentes ao tema para disponibilizá-las no Hub de Extensão de Vida Útil dos Produtos.

A extensão de vida útil dos produtos beneficia não somente o meio ambiente, por meio da redução de resíduos, emissões e recursos retirados, mas também a economia, já que proporciona um menor custo de produção e oportunidades para inovação. Quanto à perspectiva do consumidor, ele também sai ganhando, uma vez que é informado sobre os produtos que oferecem um melhor custo-benefício.

Profissionais do governo, empresas, organizações de rotulagem, ONGs ou organizações da sociedade civil podem participar do GT. Os interessados devem mandar um e-mail para larissa.kuroki@akatu.org.br informando sobre a organização na qual trabalham (ou área de pesquisa) e como ela aborda a extensão de vida útil dos produtos e/ou a economia circular. 

Todos os participantes deverão acompanhar as reuniões do GT para discutir e revisar os projetos em andamento e contribuir com a divulgação dos materiais elaborados, como estudos de caso e webinars, além de sugerir iniciativas que possam ser inseridas e divulgadas ao público. Não há prazo de encerramento das inscrições.

Como primeira atividade do GT, estamos mapeando políticas (existentes ou em andamento) e ações regulatórias que abordam a extensão da vida útil do produto em todo o mundo.  Qualquer pessoa que conheça uma iniciativa pode responder ao formulário. Ele fica disponível até o dia 17 de julho neste link.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: