Akatu e Revista Terra fazem ação conjunta de consumo consciente da água

Edição de aniversário da revista leva aos assinantes de todo o Brasil mensagem sobre a importância do uso racional do recurso

No dia 26 de abril, os assinantes da Revista Terra receberam, encartada na edição de aniversário da publicação, uma “amostra grátis” diferente: um pequeno frasco, semelhante ao que se usa na distribuição de amostras de perfume, contendo… água. A peça promocional criada pela agência de publicidade Leo Burnett – parceira institucional do Akatu – vinha acompanhada de um texto com dados sobre o consumo mundial de água e convidava o leitor a refletir sobre seus hábitos, de forma a evitar que a água se transforme em um artigo de luxo. Ao todo, cerca de 15 mil amostras foram distribuídas a assinantes do Estado de São Paulo.

Ao abrir a “amostra grátis”, o leitor encontrava o seguinte texto: “Não deixe que a água se transforme em um artigo de luxo. 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no Brasil. A água que você desperdiça faz falta para alguém. O consumo de água de má qualidade é a causa de mais de 60% dos atendimentos no serviço público de saúde. Colabore.  Transforme o consumo de água em um ato de solidariedade.”

“Uma ação como esta, em parceria com a Revista Terra, é de grande valia para despertar o poder de contribuição dos consumidores para resolver o grave problema da água”, comenta Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

O Instituto Akatu procura alertar, desde a sua criação em 2001, para o uso responsável da água como uma das necessidades mais urgentes de mudanças nos hábitos dos consumidores. Isso porque, apesar dos esforços de organismos internacionais, o acesso à água potável vem diminuindo nas áreas mais pobres do mundo. Devido ao grande crescimento populacional da região das Américas e do Caribe, por exemplo, a população total da região com acesso a água potável caiu de 79% em 1988 para 73% em 1995 (dados da OMS – Organização Mundial da Saúde).

O desmatamento das florestas agrava esse quadro de escassez da água, já que atinge as bacias hidrográficas. Pequenas atitudes no dia-a-dia do consumidor, porém, podem ter um impacto considerável em escala global.

Veja aqui algumas dicas de uso reponsável da água.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: