loader image
30.12.10 às 5:01

Akatu e ONU caminham juntos por um mundo melhor

Presidente do Instituto aceita convite para integrar programa de disseminação da Carta das Nações Unidas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O diretor presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, aceitou convite para ser um dos membros-fundadores da United Nations Association – UNA Brasil, criada para promover a Carta das Nações Unidas e aproximar a sociedade civil brasileira do sistema da ONU. Em agosto, Mattar participará de um encontro de integração entre os diversos programas da ONU no Brasil, chamado “Conversando com o Brasil”.

Segundo Sheila Villas-Boas, secretária-geral do “Conversando com o Brasil”, o diretor presidente do Akatu foi convidado a fazer parte desse projeto por sua credibilidade, seu passado e pelo trabalho que vem desenvolvendo junto à sociedade civil em prol do consumo consciente.

Além de Mattar, são também membros-fundadores da UNA o ex-ministro das Relações Exteriores e do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek, que, nos últimos anos, atuou  na Corte Internacional de Justiça, o embaixador Rubens Ricupero, ex-secretário-geral da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento), Cláudio Szajman, presidente do grupo VR, o desembargador Walter de Almeida Guilherme, Abam Szajman, presidente da FECOMÉRCIO (Federação do Comércio) e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Roberto Giannetti da Fonseca, diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comécio Exterior da FIESP (Federa,ão das Indústrias do Estado de São Paulo), Fábio Meirelles, presidente da FAESP (Federação dos Agricultores do Estado de São Paulo), Danilo Santos Miranda, diretor do departamento regional do Sesc-SP, entre outros nomes de notoriedade nacional e internacional.

A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, Estados Unidos, em 26 de junho de 1945. Seus princípios fundamentais são a manutenção da paz e segurança internacionais, por meio da promoção de valores como paz, solidariedade, justiça e igualdade.

Essa concepção de mundo que a ONU propõe é também uma diretriz para os projetos do Instituto Akatu, agora mais do que nunca. O consumo consciente pode contribuir para resolver muitos dos grandes problemas da humanidade, tais como os relacionados à escassez dos recursos naturais, geração de lixo e participação do setor privado no desenvolvimento da sociedade.

Para Helio Mattar, o discurso do consumo consciente procura ser o discurso da reflexão. Ele dá um exemplo do colapso que a falta de consciência ao se consumir recursos naturais pode gerar no mundo e como cada um pode intervir para evitar esse quadro.

“Estudos das Nações Unidas mostram que, em 2050, duas em cada três pessoas eventualmente não terão água para consumir – seja para tomar banho, cozinhar. Essa é uma enorme ameaça para a humanidade. A água será amanhã o que hoje é o petróleo. Vai se transformar em algo precioso, pelo qual eventualmente se promoverão guerras. É uma ameaça global para todos nós. E curioso é que não é difícil uma pessoa agir positivamente para combater essa ameaça. Se cada habitante da cidade de São Paulo fechar a torneira na hora de escovar os dentes, vamos economizar, todos os dias, o equivalente à água que cai pelas Cataratas do Iguaçu por nove minutos”, diz Mattar.

Portanto, ao fazer com que as pessoas percebam que há um problema gerado pelo consumo excessivo e ao incitá-las a agir, o Instituto Akatu coloca-se em sintonia com o nobre objetivo das Nações Unidas de construir um mundo melhor para todos.

Akatu e USP

Outra boa novidade para o Instituto Akatu foi o convite recebido por Helio Mattar para ser membro do conselho curador da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O convite partiu da reitora da USP, Suely Vilela.

A FUSP é uma entidade sem fins lucrativos que propicia apoio gerencial de suporte aos institutos, escolas, núcleos de apoio e órgãos de toda Universidade de São Paulo, promovendo assim a intermediação entre universidade e setor privado. Seu objetivo é propiciar maiores facilidades na execução de projetos de interesse da USP.

A entrada de Mattar no conselho representa uma maior aproximação do Instituto Akatu com a Universidade de São Paulo e, por extensão, do causa do consumo consciente com a Academia.

Projetos em universidades estão assumindo um grande espaço na agenda do Instituto Akatu. O “Trote Cidadania”, realizado em parceria com a Unicamp desde 2004, vem repercutindo de forma muito positiva em seu entorno. Cooperativas de reciclagem de lixo e entidades beneficentes de Campinas-SP já estão sendo favorecidas pelo projeto, além, é claro, do meio ambiente, que ganhou muito com a conscientização dos alunos em relação ao uso dos recursos naturais e ao consumo de forma geral.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também