loader image
04.12.10 às 10:34

Akatu e Colégio Marista levam consumo consciente à sala de aula

Pais, alunos e professores das unidades de Recife e Belo Horizonte participarão de atividades de sensibilização para o tema
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Após a sensibilização para o Consumo Consciente nas unidades Vila Velha (ES) e Natal (RN) do Colégio Marista, agora é a vez das unidades de Recife (PE) e Belo Horizonte (MG) tomarem conhecimento da importância de um consumo voltado para a sustentabilidade da vida no planeta. Ao todo, até junho, serão quatro encontros em que alunos, pais, professores e funcionários passarão por atividades de sensibilização em  temas ligados ao consumo consciente.

Além da sensibilização da comunidade pertencente à escola, outro objetivo do projeto é capacitar os professores do colégio para que eles se tornem formadores para o Consumo Consciente e incorporem o tema em suas atividades em sala de aula. O Akatu irá, em parceria com a escola, avaliar as melhores maneiras de incluir o tema no currículo escolar.

A série de encontros teve início em fevereiro com duas palestras para mais de 400 pessoas ministradas nas escolas pelo diretor presidente do Akatu, Helio Mattar. Nas duas apresentações, Mattar explicou para um público formado por pais, professores e funcionários o poder transformador do consumo e a contribuição que o consumo consciente pode trazer para a sustentabilidade.

Em março, serão iniciadas as oficinas de capacitação, quando serão abordados os temas da Sustentabilidade e a Metodologia do Akatu para conscientização. A segunda oficina  abordará a Responsabilidade Social Empresarial e o Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito e a terceira tratará de compra, uso e descarte de produtos, enfocando em alimentos, minimização de resíduos, água e energia.

Na quarta oficina, em junho, haverá um workshop de projetos e idéias, em que os professores apresentarão suas idéias para a inclusão do consumo consciente em sala de aula. Os outros grupos sensibilizados (pais, alunos e funcionários) também apresentarão  possíveis maneiras de aplicar no cotidiano o que foi aprendido nos encontros.

A partir destes projetos e idéias o Akatu irá construir, durante o segundo semestre de 2007 e juntamente com todos os grupos sensibilizados e capacitados, um planejamento estratégico para a implantação da Educação para o Consumo Consciente no colégio, em todas as unidades Maristas da Província Centro Norte em 2008.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também