loader image
17.10.11 às 18:11

Akatu, Braskem e Faça Parte levam projeto para 1.577 escolas do Brasil

Iniciativa visa incentivar alunos e professores a criar ações ligadas à sustentabilidade; outras escolas também podem participar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Instituto Akatu, a Braskem e o Instituto Faça Parte se unem para levar a 1.577 escolas públicas e privadas de todo Brasil o projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico”. O objetivo é chamar a atenção de educadores e alunos para a importância dos temas ligados ao consumo consciente e à sustentabilidade. A iniciativa pretende incentivá-los a propor soluções para problemas atuais ligados aos temas, tais como a escolha do que consumir, diferenças nas cadeias produtivas, descarte inadequado de resíduos e desperdício de água e energia.

As escolas já contempladas pelo projeto foram selecionadas dentro da rede do Instituto Faça Parte, mas a inciativa não se esgota nelas. Outros colégios públicos e particulares podem aderir ao projeto por meio do hotsite www.facaparte.org.br/consumoconsciente. No mesmo endereço virtual, estão disponíveis os dez vídeos da série Consciente Coletivo, uma vídeo-aula que trata da cadeia produtiva do plástico, um guia com conteúdo mais aprofundado e sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos.

Haverá uma seleção dos melhores projetos em dois níveis: escolas com boas iniciativas já em 2011 e projetos de ação para 2012. As boas iniciativas devem ser registradas em texto e documentadas em vídeo, foto ou da maneira que a escola julgar mais adequada. As que tiverem suas práticas reconhecidas em educação para a sustentabilidade farão parte de um documentário editado em vídeo.

A escola mais inovadora ainda escolherá um grupo de representantes para conhecer a fábrica da Braskem, em Triunfo (RS), que produz plástico a partir de cana-de-açúcar. Além disso, a experiência será registrada em uma videorreportagem, a ser divulgada nacionalmente. As escolas têm até o fim desse ano para apresentar seus projetos, que devem ser desenvolvidos ainda no primeiro semestre de 2012.

“Nosso objetivo é orientar os jovens a consumir de uma maneira diferente, buscando aumentar os impactos positivos e reduzir os impactos negativos. O consumidor consciente sabe que cada atitude impacta sua própria vida, seu entorno, a sociedade, a economia e o planeta”, diz Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

“Investir em educação para o consumo consciente é essencial na ampliação do número de cidadãos e consumidores mobilizados para um futuro mais sustentável. Dentre os méritos dessa iniciativa, eu destacaria ainda o universo de escolas atingidas, porque, com tantos professores e alunos participantes, acredito que os projetos vão mobilizar inclusive as comunidades do entorno, extrapolando os muros das escolas”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

 

Siga no twitter

Curta no facebook

Adicione no orkut

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também